Crea-ES faz vistoria em condomínio de Vila Velha após vigilante morrer eletrocutado

Crea-ES faz vistoria em condomínio de Vila Velha após vigilante morrer eletrocutado

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) realiza nesta terça-feira (26), vistorias técnica e fiscal em um condomínio de Itapoã, em Vila Velha, onde um vigilante de 34 anos morreu eletrocutado ao tentar ligar uma bomba-d’água no último domingo (24).

A ação, determinada pelo presidente do Conselho, Engenheiro Jorge Silva, visa verificar as condições do equipamento, se a estrutura foi instalada de acordo com as normas vigentes, se havia registros técnicos, profissional responsável pela manutenção da máquina e Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) relacionadas ao dispositivo.

“Nossa intervenção em situações como essas tem caráter educativo, orientativo e, se for o caso, punitivo. O nosso objetivo é apurar responsabilidades técnicas e orientar a população sobre a importância de um profissional habilitado para operar esses tipos de máquinas e equipamentos”, explicou Jorge Silva.

Em entrevista ao ES No Ar, da TV Vitória/Record, um dos engenheiros responsáveis pela vistoria explicou que os serviços relacionados à engenharia envolvem equipamentos que, apesar de aparentemente simples, carregam tensões elevadas, especialmente em locais úmidos, aumentando o risco de acidentes.

“São serviços ligados à engenharia. Às vezes as pessoas imaginam que é um equipamento simples, mas por trás dele, existem tensões que podem ser elevadas. Isso tem uma potencialização de risco quando se tem locais úmidos. Não sei exatamente qual foi o caso aqui, mas acontecem muitos acidentes em locais úmidos. Parece algo simples, mas a energia elétrica é algo invisível, então você nem sabe se está energizado ou não”, explicou. 

Delegacia Especializada de Acidentes de Trabalho investiga caso

Em nota, a Polícia Civil informou que a perícia da Polícia Científica foi acionada no último domingo (24), por volta das 20h55, para uma ocorrência de acidente de trabalho com vítima fatal, no bairro Itapoã, em Vila Velha.

O corpo do homem foi encaminhado para o Departamento Médico Legal (DML) de Vitória, para ser necropsiado e, posteriormente, liberado para os familiares. As circunstâncias do fato serão apuradas por meio da Delegacia Especializada de Acidentes de Trabalho (Deat).

 

Fonte: Folha Vitória