Prédios antigos dominam 50% das cidades e muitos carecem de manutenção

0
54
Prédios antigos dominam 50% das cidades e muitos carecem de manutençãov

Dados da Prefeitura de São Paulo atestam que mais da metade dos edifícios da cidade foram construídos antes do ano de 1974. Tal medida dá a dimensão da quantidade de prédios com mais de 40 anos existentes em todo o país.

Muitas dessas estruturas foram construídas antes das leis que garantiam maior segurança e acessibilidade às edificações. Por isso, o cuidado de manutenção deve ser redobrado. Para o coordenador da Cipa Síndica, Bruno Gouveia, além da questão estética, o administrador deve estar de olho na segurança do morador e do pedestre.

– Temos um conjunto numeroso de prédios antigos em todas as cidades. Existem preocupações com a rede elétrica, hidráulica, que estão, muitas vezes, fora dos padrões estabelecidos mais recentemente. A manutenção da fachada é outra preocupação, pois, havendo descaso, desvaloriza o imóvel e pode gerar acidentes graves nos pedestres — salienta Gouveia.

Para o representante da Cipa, uma das maiores administradoras de condomínios do país, síndicos que administram prédios com estas características devem manter um bom planejamento para reformas maiores e manutenção constante do condomínio.

– É importante contratar uma empresa de qualidade que faça uma vistoria completa. O síndico passa a ter, com isso, dados mais precisos sobre as condições dos edifícios e priorizar as intervenções, sempre com muito planejamento — explica Gouveia.

Muitos condomínios antigos contam com problemas crônicos de gasto excessivo de água e energia, que podem ser resolvidos com a troca por equipamentos mais modernos.

– Quanto mais antigo o edifício, mais atenção necessita. A durabilidade do imóvel não é eterna sem manutenção. Vemos exemplos de muitos prédios antigos que, por falta de cuidados mínimos, ficam num estado de degradação por vezes irreversível. Isso expõe moradores e transeuntes a riscos de segurança enormes — acrescenta Gouveia.

 

Fonte: Segs

 

LEIA TAMBÉM

FAÇA PARTE DOS NOSSOS GRUPOS 

👉 GRUPOS WHATSAPP👈

👉GRUPO TELEGRAM👈

👉INSCREVA-SE NO YOUTUBE

Artigo anteriorExtinta nulidade de assembleia por perda superveniente do objeto
Próximo artigoConvivendo com os pets em condomínio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

1 × 2 =