Não confunda condomínio com cãodomínio

Não confunda condomínio com cãodomínio

“Um conjunto habitacional, com unidades residências e famílias nele convivendo, e diante das adversidades mundiais, tecnológicas, desemprego, fragilidade educacional, sanitária, e demais agravos, precisam buscar sobreviver com inteligência.” (Elenito Elias da Costa e o genial LEVY DA COSTA)

INTRODUÇÃO

Devemos entender que o mundo está em constante transformação, economia em instabilidade, meio ambiente e natureza em mutação, moléstias, pandemias, SAR’s (Infecções respiratórias), conflitos bélicos em evidência e se agravando, inovações tecnológicas oriundas da inteligência artificial, empresas de todas formas e tamanhos em adequação, ocasionando desemprego e exigindo maior capacitação e qualificação da PEA (População Econômica e Ativa) para o retorno ao mercado seletivo de trabalho, tais fatos exigem uma NOVA maneira de VIVER e PENSAR dos seres humanos.

No Brasil, além dos acontecimentos mencionados acima, temos nossos agravos sociais domésticos que geram maior desconfiança como o envelhecimento da população, desemprego, juros, inflação, educação e saúde sem qualidade, apesar de sabermos das potencialidades econômicas que o país possui, mas ainda temos uma desigualdade social muito elevada, que vitimiza o profissional.

No caso de Conjuntos Habitacionais, ou mesmo grandes Condomínios Residenciais, devemos observar o que podemos ajudar a população diante dessas fragilidades.

CONDOMINIO RESIDENCIAL

É um conjunto de unidades residenciais (casas ou apartamentos), que acolhem famílias, para manter a segurança, vigilância, higiene e limpeza, entretenimento, conservação e manutenção das áreas comuns, de demais atividades, buscando manter a satisfação dos condôminos, e pela existência desse CUSTO e DESPESAS, que deve ser customizados pelas cotas suportadas pelos condôminos, de modalidade eficaz e eficiente, apresentando periodicamente sua devida Prestação de Contas com documentação proba e licita.

O SÍNDICO, responsável, eleito em assembleia deve prover as atividades descritas acima utilizando os preceitos administrativos probos e lícitos, sociais, ambientais, entretenimento, e demais, diante do delicado momento em que o DESEMPREGO e demais dificuldades abalam os condôminos.

A política do condomínio é UNIR, AGREGAR, PROVER, através da união de todos, para a melhor sobrevivências das famílias que nele habitam, e se nesse ínterim, melhorar o sistema habitacional, que possa satisfazer as famílias, buscando fazer a diferença qualitativa que possa agregar valor ao cotidiano dessas famílias, se possível oferecer oportuna CAPACITAÇÃO e QUALIFICAÇÃO dos mesmos.

Comprovar a regularidade jurídico-fiscal através da apresentação das CERTIDÕES NEGATIVAS expedidas pelos órgãos competentes, é uma modalidade de transparência e controle interno do Condomínio.

Elaborar um novo PDCA (Planejar, Executar, Aferir e Agir) aplicando uma análise SWOT (Fortaleza, fraquezas, oportunidade e ameaças), identificar os pontos fracos e fortes e introduzir as melhorias necessárias, já representa um diferencial qualitativo.

EDUCAÇÃO E CULTURA

Quando o Grande Arquiteto do Universo cita em seus inscrito que “viveras, comerás e beberás com o suor do teu rosto”, “cometerás erros e aprenderás com eles”, mas ressalta que “és minha imagem e semelhança, portanto és divino”.

Quando a Constituição Federal, fala sobre cidadania, que o poder emana do povo, direitos individuais e fundamentais inclusive os direitos sociais, nos possibilita entender que devemos ter DIREITOS e OBRIGAÇÕES para sermos considerados cidadãos.

Entender o que nos ensina Fiódor M. DOSTOIEVSKY, quando nos descreve em seus livros: O IDIOTA, devemos buscar a nossa inteligência biológica (emocional e racional) e ainda a artificial, em nossas ações, OS IRMÃOS KARAMAZON, devemos conviver socialmente com nossos irmãos, CRIME E CASTIGO, qualquer ação ou atitude transgressora tem a devida punição, OS DEMÔNIOS, que sempre tenta nos desequilibrar.

Jamais desejamos ser o PRÍNCIPE de Nicolau Maquiavel, mas entendemos O DISCURSO DO MÉTODO de Reneé Descartes e as verdades inseridas em ASSIM FALOU ZARATRUSTRA de Friedrich Nietzsche, por tanto devemos conviver socialmente.

Entender o significado de COMUNIDADE, que representa um local comum a todos que habitam um condomínio, respeitando todos os DIREITOS e OBRIGAÇÕES, aflorando uma boa vizinhança, onde todos devem conviver da melhor modalidade possível.

Geralmente alguns condomínios tem uma POLÍTICA DE CONVIVÊNCIA SOCIAL, onde é comum a todos os condôminos, na busca de conviver socialmente na comunidade.

Nesse momento devemos entender Yuvah N. Harari quando cita em seu livro que devemos ACIONAR NOSSOS NEURÔNIOS E LIGAR NOSSAS SINAPSES, entender que o que nos difere dos irracionais são nossas ações e atitudes sociais e racionais diante das adversidades.

Estamos vivendo tempos difíceis com adversidades que nos abalam, mas devemos passar com naturalidade, e se nos JUNTARMOS com uma finalidade, podemos ultrapassar certas tormentas.

EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Devemos entender que buscar uma educação com qualidade, que possibilite melhorar nossas habilidades, competências, eixo prático, falar outros idiomas e conviver com a sapiência conjunta da Inteligência Artificial, gerando uma melhor qualidade de vida, deve representar a tônica para ajudar a sobrevivermos.

Sabemos que não está fácil para sobreviver, mas temos a convicção que se houver uma UNIÃO de todos podemos transformar essas adversidades em oportunidade, só depende de nós mesmo.

Entenda que PROBLEMAS, todos nós temos, mas a sobrevivência depende de como tratar esses problemas, com resiliência e racionalidade.

Acreditamos que o atual SÍNDICO tem essa mentalidade e está devidamente imbuído de suas responsabilidades, tem entendimento de que todos merecem respeito e dignidade de moradia.

E a CRIANÇAS merecem a devida atenção, pois serão os futuros condôminos desse residencial.

Em consonância ao entendimento acreditamos que o SÍNDICO tenha a mesma sincronia racional para buscar uma melhor convivência dentro do residencial, inclusive seus colaboradores.

CONCLUSÃO

Segundo os organismos internacionais e nacionais as dificuldades econômicas hão de se perdurar até o início de 2025, e corroborando com essas adversidades, é fundamental que tenhamos OPORTUNIDADES no nosso próprio local de residência, usando a nossa profissão, como também empreender, pois o sol acolhe a todos.

O uso da Inteligência Artificial, assim como a oportunidade de aprender outros idiomas, saber usar um computador, notebook, um table, um kindler, um Smarphone ou Iphone, procurar se inserir num grupo do condomínio utilizando as mídias usuais, já é uma maneira de ficar informado sobre as atividades do seu próprio condomínio.

Acreditamos que com Fé em DEUS, resiliência, e parceria, havemos de encontrar uma solução comum a todos.

Pedimos sinceras desculpas aqueles que se sentirem tocados pelos escritos, mas acredito que todos devem buscar suas devidas melhorias, para que possamos enfrentar as adversidades que nos avizinham.

Autores: Elenito Elias da Costa e o genial LEVY DA COSTA.

 

Fonte: Contadores