Você sabia que pode perder o seu imóvel por conta de dívidas?

Perder a propriedade é um pesadelo para todos. Além de representar uma perda econômica, é também uma perda emocional, pois muitas vezes esse imóvel representa um lar, um patrimônio criado com muito esforço e dedicação ao longo dos anos. Infelizmente, a dívida é uma das principais causas de perda de riqueza. Mas como isso pode acontecer? E o que devo fazer para evitar e inverter essa situação?

De acordo com especialistas, a perda de um imóvel por dívidas pode ocorrer de diversas formas. Dentre elas, um dos problemas mais comuns é a inadimplência da dívida imobiliária. Se o proprietário não fizer os pagamentos no prazo, o banco pode usar o imóvel como meio de pagamento. Nesse caso, o processo é judicial e só ocorre após várias tentativas de negociação e acordo.

Segundo consta na legislação, as instituições financeiras podem reaver o imóvel após três parcelas do financiamento imobiliário. O atraso máximo que pode ocorrer representa o não pagamento de três parcelas.

Outra forma de perder o imóvel é por meio da penhora, que pode acontecer com mão de obra, impostos ou até dívidas do apartamento. Nesses casos, o oficial de justiça pode determinar a apreensão dos bens como forma de garantir o pagamento da dívida.

Existe também a possibilidade de perda de um imóvel por execução hipotecária, que ocorre quando o proprietário não paga um empréstimo garantido por hipoteca. Nesse caso, o credor pode colocar o imóvel em leilão para recuperar o empréstimo.

Soluções

Você sabia que pode perder o seu imóvel por conta de dívidas

Danos materiais, por qualquer motivo, é uma situação muito delicada. Mas se isso acontecer, você pode tentar mudar as coisas. Uma possibilidade é negociar com os credores para tentar chegar a um acordo de renegociação da dívida. É uma opção interessante, principalmente se a dívida ainda estiver em seus estágios iniciais.

Outra opção é procurar ajuda profissional contratando um advogado profissional de preferência especialista em direito condominial. Esse profissional poderá avaliar a situação e caso algo anormal apareça durante o processo de perda do imóvel, serão tomadas as medidas legais para reverter a situação.

No entanto, a melhor maneira de evitar danos à propriedade é evitá-los antes que aconteçam. A primeira é manter as contas em dia e evitar o endividamento excessivo. Por exemplo, se você tem um financiamento imobiliário, certifique-se de que as parcelas cabem no seu orçamento e você não terá problemas para sacar.

Outra medida importante é manter os documentos do imóvel em dia e guardá-los em local seguro. Dessa forma, você pode provar mais facilmente sua propriedade caso algo dê errado.

Além disso, preste atenção aos avisos judiciais e resolva os problemas o mais rápido possível. Se você perceber que não conseguirá saldar suas dívidas, é importante procurar ajuda profissional para chegar a um acordo antes que a situação se torne irreversível.

 

Tohea Ranzetti – Síndicolegal