Vantagens impactam rotina de síndicos, administradoras e moradores

Vantagens impactam rotina de síndicos, administradoras e moradores

Segundo relatório do Programa das Nações Unidas, o Brasil está na lista de países com maior taxa de roubos e assaltos registrados na América Latina. Por isso, a grande maioria dos condomínios residenciais, corporativos e industriais migrou para a terceirização de portaria. Além de reduzir gastos, a estratégia eleva o padrão nos serviços de segurança.

“Os condomínios têm demonstrado, nesta última década, um índice de satisfação perto de 80% para uma modalidade de serviço terceirizado como esse, que depende 100% de capital humano e que ainda, infelizmente, sofre com muitas empresas pouco qualificadas”, observa Sidemir Inácio, diretor-presidente das empresas do conglomerado da Padrão Serviços.

O Gestor Operacional de Segurança e Vigilância da empresa, Renan Munhoz, explica que “para um serviço de excelência em portaria, é fundamental um bom preparo de capacitação dos colaboradores e os melhores protocolos para tomadas de decisões eficientes em diferentes situações”. A terceirização de portaria é uma ótima opção para diminuir custos, como assinala ele, ao ponderar que “é imprescindível profissionais bem treinados”, considerando que a grande maioria dos síndicos opta por empresas terceirizadas. “Um dos principais objetivos de contratação, principalmente em condomínios residenciais, é a qualidade de vida dos moradores e a tranquilidade de o síndico poder delegar uma parte da administração condominial de extrema importância”, descreve.

A garantia de eficiência dos colaboradores que exercem a função de porteiro, calcada na boa qualificação, é um dos atrativos da terceirização, como aponta o gestor. Ele lembra que o perfil do serviço prestado é definido de acordo com a exigência de cada cliente. Outra vantagem importante está na maior segurança que, em boa parte, resulta dos treinamentos e capacitações periódicas, oferecidas a esses profissionais, para lidarem com diferentes situações durante o trabalho. “Será uma preocupação a menos saber que seu porteiro foi devidamente orientado”, assegura. A terceirização também implica menos preocupações. Por exemplo, cita ele, um pedido inesperado de demissão, ausência por motivos pessoais, imprevistos ou doença, enfim, todas as questões de de pessoal ficam a cargo da empresa contratada.

Sidemir alerta que otimizar o tempo em condomínios é fator que elimina a necessidade de se preocupar com a gestão pessoal referente à portaria, e ter a certeza de que o ambiente se encontra seguro. “Automaticamente, o gestor poderá se dedicar a questões que realmente demandam seu tempo e atenção. O resultado é maior produtividade, pois ele poderá ter um tempo extra que é precioso para cuidar de outros aspectos da gestão de seu negócio”.

 

Na Padrão, desde 1991, a equipe de gestores, supervisores, líderes e colaboradores está empenhada para que se faça um serviço de portaria com qualidade e certificado pela ISO 9001, além de ser imprescindível treinamento constante, escala bem feita, reposição em caso de falta, férias ou demissão, como relata o executivo.

O processo resulta em menos trabalho para o síndico e administradora, associado a menos riscos trabalhistas. “Terceirização é coisa séria e, se feita por uma empresa de má qualidade, pode trazer riscos e prejuízos consideráveis aos condomínios. Por isso, se a empresa terceirizada não for idônea e com as devidas certificações, provavelmente, as vantagens elencadas acima não serão sentidas na prática”, pontua Sidemir.

 

Fonte: O Diário de Mogi