Síndico de prédio diz que manutenção de elevador estava atualizada e vai solicitar perícia

Síndico de prédio diz que manutenção de elevador estava atualizada e vai solicitar perícia

O síndico responsável pelo condomínio de um prédio, onde um elevador despencou com onze moradores do primeiro andar e deixou três feridos, na tarde desse domingo (19), no bairro da Mangabeiras, em Maceió, disse que o equipamento estava com todas as manutenções preventivas em dia e que vai solicitar um perícia especializada para avaliar o que teria provocado o acidente. A informação foi confirmada durante entrevista ao TNH1, na manhã desta segunda-feira (20).

De acordo com Leonardo Pereira, o elevador não apresentava problemas e era inspecionado de forma periódica por uma empresa aprovada pelo fabricante.

“Todos os elevadores do condomínio eram inspecionados por uma empresa aprovada pelo fabricante. Eles estavam em perfeita condição de funcionamento, pois passavam por inspeções periódicas. Normalmente, quando o elevador identifica algo de “anormal”,  como, por exemplo, uma falha nos freios, o freio de segurança é acionado de forma automática, o que não aconteceu nesse caso. O equipamento também tem um mecanismo de retornar a um ponto de referência quando é identificado alguma anormalidade, sendo que o ponto de referência é o térreo. O poço do elevador ainda conta com algumas molas, que, em casos de acidente, amortece o impacto e evita que o elevador toque ao chão. Nesse caso de ontem, ainda não pode ser dito que o equipamento tenha despencado do primeiro andar ou que algum cabo se rompeu, pois só após uma perícia que será identificado as causas desse acidente”, explicou o síndico.

Ainda segundo Leonardo, o condomínio pretende contratar uma perícia especializada para averiguar as causas do acidente.

“Vamos contratar uma empresa específica para analisar as causas desse acidente. A partir dessa auditoria especializada, também iremos identificar as reponsabilidades, ou seja, se o culpado é o fabricante, a empresa de manutenção, o condomínio ou se a culpa foi dos moradores, que superlotaram o equipamento. Sabemos que o elevador tem capacidade para apenas oito pessoas, e no momento do ocorrido tinham 11 moradores. Existem normas e dentro do elevador tem instruções de uso, dentre elas, a descrição da capacidade suportada pelo equipamento “, concluiu Pereira.

O acidente – Uma câmera do circuito interno de segurança flagrou o momento em que um elevador teria despencado do primeiro andar de um prédio e deixou três moradores feridos, na tarde desse domingo (19), em um condomínio no bairro da Mangabeiras, em Maceió.

No momento do acidente (veja o registro), onze pessoas aparecem descontraídas dentro do elevador, quando, no primeiro andar do prédio, um dos cabos de sustentação se rompe e acontece o acidente. As vítimas foram socorridas e resgatadas por moradores do prédio, que tiveram que arrombar a porta do elevador.

Fonte: TNH1