Uma criança foi encaminhada ao Hospital Municipal de Cuiabá e outras seis permanecem em observação após contato com a substância.
Uma criança passou mal após levar uma substância identificada preliminarmente como veneno de rato para uma escola municipal de Cuiabá, na manhã desta segunda-feira (10). Outros seis alunos tiveram contato com o produto e também precisaram de atendimento médico. O caso ocorreu na Escola Municipal Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, no bairro Alvorada.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, os sete estudantes foram encaminhados inicialmente para a UPA Morada do Ouro. A criança que teria levado o produto apresentou o quadro mais significativo e, depois da avaliação inicial, foi transferida para o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), onde permanece sob acompanhamento especializado e monitoramento toxicológico.
As outras seis crianças não apresentavam sintomas no primeiro atendimento. Mesmo assim, foram encaminhadas ao Centro Médico Infantil (CMI), referência em atendimento pediátrico na Capital, onde permanecem em observação.
Prefeitura preserva informações médicas
A Prefeitura informou que todos os sete alunos estão fora de perigo. O município, entretanto, não divulgou quais sintomas foram apresentados pela criança encaminhada ao HMC, nem informou a quantidade da substância que teria entrado em contato com os estudantes.
A administração justificou que detalhes sobre o atendimento não serão divulgados por envolverem dados médicos de menores. A medida também busca preservar a privacidade, a imagem e a integridade das crianças.
As Secretarias Municipais de Saúde e Educação foram acionadas assim que o caso foi identificado. As famílias dos estudantes também estão recebendo acompanhamento das equipes responsáveis.
Risco de intoxicação exige atendimento imediato
Casos envolvendo produtos raticidas exigem atenção porque a gravidade de uma eventual intoxicação depende, entre outros fatores, da substância envolvida e da exposição ocorrida.
Por isso, a identificação do produto e a avaliação médica são fundamentais antes de qualquer conclusão sobre o risco apresentado pelos estudantes. No caso ocorrido em Cuiabá, a própria Prefeitura informou que a substância foi identificada apenas preliminarmente como veneno de rato.
O município também não informou, até o momento, como as outras seis crianças tiveram contato com o produto. Essa circunstância deverá ser esclarecida pelas autoridades responsáveis.
Escola e famílias acompanham evolução
Enquanto a criança encaminhada ao HMC permanece sob monitoramento especializado, os demais estudantes seguem em observação pediátrica.
A Prefeitura afirmou que todos estão fora de perigo e que as equipes municipais continuam acompanhando a evolução dos quadros clínicos.
O episódio reforça a necessidade de manter produtos potencialmente tóxicos longe do alcance de crianças e de acionar imediatamente serviços de saúde quando houver suspeita de exposição.