Sobre a limpeza da caixa d’água do seu condomínio

0
210

Atualmente, a maior parte das doenças está direta ou indiretamente ligada à água, sendo esse um dos motivos para a grande preocupação com a limpeza das caixas d’água em condomínios.

 

Assim,para manter a qualidade da água, são necessários alguns cuidados básicos com a caixa d’água.

Desse modo, a limpeza da caixa d’água do seu condomínio deve ser realizada em períodos determinados, sendo o Síndico o responsável por cuidar da limpeza e manutenção.

A higienização da caixa d’água, bem como sua manutenção, são medidas importantes pois garantem que a água do seu condomínio seja apropriada ao uso dos  condôminos.

É importante que, antes da limpeza da caixa d’água ocorrer em seu condomínio,o Síndico divulgue dia e hora da realização do serviço a todos os moradores, com antecedência.

Tal comunicado é necessário para que os condôminos possam se programar, não pegando nenhum morador de surpresa, já que todos serão afetados pela redução ou falta d’água em razão do fechamento temporário do registro de água da rua para o prédio.

A probabilidade de contaminação pela água em condomínios é muito grande,uma vez que o caminho percorrido pela água até chegar ao consumidor final é imenso, bem como as caixas d’água são compartilhadas com os diversos moradores.

Assim,é de suma importância a manutenção das caixas d’água e reservatórios afim de evitar problemas de saúde.

Conforme orientação da ANVISA a limpeza de caixas d’água e/ou reservatórios deve ser realizada a cada seis meses ou após os consertos na rede interna de água. 

O processo de limpeza não é complicado, mas exige uma programação prévia, já que, geralmente, é necessário fechar o registro ou reduzir drasticamente a entrada de água da rua para o prédio.

IMPORTANTE: Além da limpeza da caixa d’água e desinfecção periódica do reservatório de água, também é necessária à manutenção das bombas.

É indispensável para seu condomínio ter uma fonte de água limpa; por isso, a caixa d’água sempre limpa e não contaminada é crucial para a saúde de todos os condôminos.

 

 

RESPONSABILIDADE: Nos Condomínios, o Síndico é o responsável pela limpeza e manutenção da caixa d’água e, caso algum condômino venha a passar mal devido a má qualidade da água,o Síndico poderá ser acionado, inclusive judicialmente.

É recomendado que a limpeza não seja feita por conta própria e sim por empresa especializada, a qual deverá dar garantia no serviço prestado, inclusive com emissão de ART Anotação de Responsabilidade Técnica), em conformidade com a RESOLUÇÃO Nº 497, DE 25 DE AGOSTO DE 2006 e de relatório atestando a qualidade da água.

A contratação de uma empresa especializada é fundamental, uma vez que a pessoa que realizará esta tarefa deve seguir normas de segurança do trabalho, ou seja, é essencial o uso de EPI’s Equipamentos de Proteção Individual.

Portanto, é importante que o Síndico oriente o Zelador do condomínio para que este acompanhe o trabalho da empresa contratada pra verificar os procedimentos realizados na limpeza.

Ademais,além da limpeza da caixa d’água, também é fundamental cuidar se a caixa está bem vedada, para evitar qualquer tipo de contaminação da água armazenada.

Manter a caixa d’água limpa é uma obrigação do seu condomínio, pois é fundamental para garantir a saúde de todos os moradores.

Por isso, é importante que a limpeza da caixa d’água e outras manutenções estejam programadas no calendário de manutenções do seu condomínio.

 

 

PALMIRO SOARES DE LIMA FILHO. Engenheiro Civil, Diretor e Membro Titular do IBAPE-MT (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia), atua na área de avaliações e pericias judiciais e extrajudiciais e vistorias em condomínios a mais de 20 (vinte) anos,realizando trabalhos nas Comarcas da Capital e do interior de Mato Grosso.

 

Leia mais artigos AQUI!

 

LEIA TAMBÉM

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here