A Importância do Engenheiro na Obra

0
829
Engenheiro Obra

Quando vamos construir ou fazer alguma reforma, é comum nos depararmos com a dúvida se, afinal, a presença de um serviço de engenharia civil é realmente necessário para a realização da obra.

Isso acontece porque, normalmente, os brasileiros não têm o hábito de valorizarem a presença desse profissional em obras de pequeno porte, criando uma cultura de que ele não é necessário e que apenas trará mais custos a sua construção, o que não é verdade.

Na maioria das vezes, o principal entrave na contratação de um serviço de engenharia civil é que muitas pessoas não têm noção correta de que esses profissionais fazem – e nem como a sua atuação é importante no desenrolar e no planejamento de uma obra.

O Engenheiro Civil é o profissional responsável, que tem como algumas das suas atribuições, estudar e conhecer detalhadamente todos os processos que envolvem uma obra, controlando o que e como será executado.

O Engenheiro também ajuda nos demais quesitos do planejamento da sua obra, definindo os prazos, os custos, entre outros, evitando surpresas indesejáveis.

É extremamente necessária a contratação de Engenheiro Civil na obra, para garantir que tudo estará em conformidade com as normas técnicas, pois são profissionais responsáveis por projetar a sua obra, estudar o seu terreno, realizar testes e análises, definir os materiais e métodos construtivos mais adequados, auferindo qualidade em sua obra.

PALMIRO SOARES DE LIMA FILHO. Engenheiro Civil, Diretor e Membro Titular do IBAPE-MT (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia), atua na área de avaliações e pericias judiciais e extrajudiciais e vistorias em condomínios a mais de 20 (vinte) anos,realizando trabalhos nas Comarcas da Capital e do interior de Mato Grosso.

 

Leia mais conteúdos escritos por Palmiro Soares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here