Atenção deve ser redobrada, especialmente em áreas comuns como piscina, salão de jogos, brinquedotecas e outros
O fim e começo de ano é a época de pausa na rotina escolar e férias familiares. É tempo de diversão para crianças e adolescentes, mas também de preocupação para pais e responsáveis.
Para os síndicos de condomínios, é necessário atenção redobrada, especialmente em áreas comuns como piscina, salão de jogos, brinquedotecas e outros. Funcionários devem ser orientados e treinados.
- Leia mais: Síndicos mirins: projeto envolve crianças e adolescentes em decisões de condomínio no Espírito Santo
“É importante reforçar as regras de utilização das áreas comuns, garantindo que todos tenham um entendimento claro sobre o comportamento esperado, especialmente nas áreas de lazer”, destaca o diretor do Grupo Atitude, Paulo Aragão.
Outro ponto destacado diz respeito à segurança. O vai e vem intenso de pessoas, especialmente convidados, deve ser monitorado.
“Os condôminos precisam ter ciência dos alertas de segurança relevantes, como a presença de estranhos ou situações suspeitas, mantendo assim todos informados. A equipe de segurança, por sua vez, deve intensificar o monitoramento, garantindo que apenas pessoas autorizadas e moradores tenham acesso”, complementa.
Ele também cita a manutenção de canais de comunicação eficientes, como grupos de mensagens instantâneas ou murais virtuais, para compartilhar informações relevantes, manutenções programadas e alertas de segurança. “Ideal destacar, durante o período, o respeito aos horários de silêncio, assegurando que todos possam desfrutar dos momentos de tranquilidade, especialmente nos períodos da tarde e noite”, disse.
Além de todos os cuidados, o diretor do Grupo Atitude pontua que o condomínio pode estimular a criação de e eventos culturais e educativos durante as férias, proporcionando oportunidades para interação social e aprendizado.
“Ao adotar essas medidas, os condomínios podem garantir um ambiente acolhedor e seguro para todos os moradores, promovendo uma convivência harmoniosa durante o período de férias escolares”, finaliza Paulo Aragão.
Fonte: Portal terra da luz