Como impulsionar a carreira de gestor condominial e síndico profissional

0
315

Todos sabem que para ser um profissional reconhecido no mercado de trabalho é preciso estudar muito. A formação em nível técnico ou superior nem sempre são a garantia de alcançar o emprego dos sonhos. Estudar pode trazer muitos benefícios a quem busca conhecimento e melhores oportunidades. Por isso a importância da qualificação por meio de cursos de especialização em áreas específicas.

A forte concorrência é a principal motivação para muitas pessoas procurarem cursos de qualificação profissional. A vontade de se destacar na multidão e a necessidade de ser um gestor bem-sucedido faz com que as pessoas tenham que estudar sempre. Além disso, saber como lidar com situações complexas, resolvendo problemas de grau crítico, pode determinar quem terá êxito na administração de um condomínio.

Sabendo dessa necessidade, nos últimos anos cresceu a oferta de cursos para síndicos profissionais em todo o Brasil. Daí também surgiram diversas escolas que oferecem cursos profissionalizantes ministrados por especialistas em atividades específicas. Esse tipo de curso técnico é, em muitos casos, um caminho mais efetivo do que cursar uma faculdade. Mas cuidado, escolher um curso diferente dos moldes tradicionais requer atenção especial para quem busca essa alternativa.

Como escolher curso de gestão condominial?

Primeiro você deve verificar se a grade curricular do curso e a organização das disciplinas está de acordo com o seu objetivo. Veja se atende aquilo que você procura ou se fornece treinamento nos assuntos em que você é mais fraco. Identifique se o professor é especialista na área a qual se quer obter qualificação. Aprender com uma pessoa especializada significa obter exatamente as informações daquilo que é essencial para as atividades a serem desenvolvidas. Por exemplo: se o curso oferece disciplinas de Direito, Contabilidade, Engenharia, é muito importante que cada um destes tópicos seja ministrado por profissional com foco e formação específicos.

Quanto tempo deve ter um curso de especialização?

Buscar conhecimento aprofundado de um tema específico é uma ótima escolha para quem quer obter resultados positivos em menos tempo. Normalmente, fazer um curso com profissionais especializados é mais rápido do que os tradicionais MBA’s, Pós-Graduações e especializações em geral. Portanto, tudo vai depender do programa oferecido pelo curso e a quantidade de matérias abordadas. O formato de curso profissional livre não obriga a ter um número de horas mínimo. O que está em jogo aqui é a qualidade do curso. Porém, no limite da razoabilidade, ninguém sairá formado sindico profissional apenas porque fez uma especialização tendo recebido certificado de participação em curso.

Que valor tem o certificado de conclusão?

Não é só porque o curso não está catalogado pelo Ministério da Educação que ele não será eficiente para a sua carreira. Aprender com profissionais especialistas reconhecidos em suas atividades sempre será um benefício. Mostrar competência, aplicando os conhecimentos adquiridos na prática e obtendo êxito nestas ações, vai além do valor simbólico do certificado. No entanto, recomenda-se buscar treinamento e investir em qualificação através de entidades e profissionais conceituados. Sendo assim, o certificado tem influência direta na valorização profissional.

Não há nada mais gratificante que aprender uma nova habilidade. Se você pretende abreviar o caminho, aumentando as chances de sair vitorioso, deve procurar o melhor curso com profissionais renomados. O seu objetivo deve ser aprofundar-se nos assuntos que interessam, colocando imediatamente em prática o que aprendeu e preferencialmente com gente que entende muito do assunto. Ou seja, não deposite sua reputação e o destino de sua carreira na mão de amadores. Você não quer investir seu precioso tempo e dinheiro em um curso sobre inspeção predial no qual o professor é formado em educação física…

Mário Galvão  Engenheiro Civil, mestre em Desenho, Gestão e Direção de Projetos pela Fundação Ibero Americana – FUNIBER. MBA em Construções Sustentáveis pela Universidade Cidade de São Paulo – UNICID, Gerenciamento de Projetos pela University of Califórnia, Irvine – EUA, em Gerenciamento de Projeto pela Fundação Getúlio Vargas – FGV; Engenharia Diagnóstica pelo Instituto Brasileiro de Educação Continuada – INBEC. Diretor Técnico da PONSI CONSULTORIA, Ex Diretor da VECTOR FOILTEC, multinacional alemã e auditor da Qualidade em Sistema de Gestão Ambiental – SGA e Sistema de Gestão de Qualidade – SGQ. Membro da GBC Brasil (Green Building Council), do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Distrito Federal – IBAPE/DF e da Comissão de Estudo Perícias de Engenharia na Construção Civil da ABNT NBR 13752 (ABNT/CE-002:134.003). Inspetor termográfico nível I, Inspetor de estruturas de concreto armado e pontes nível I. Assistente Técnico em ações judiciais envolvendo perícias de engenharia nos Fóruns do DF. Registro profissional CREA 18069/D-DF.

Leia mais artigos aqui!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here