Churrasqueira na sacada do apartamento

0
73
churrasqueira em sacada de condomínio
churrasqueira em sacada de condomínio

Condomínio com estrutura para churrasqueira na sacada do apartamento:

Alguns empreendimentos são entregues com sistema de exaustão e local adequado para instalação de churrasqueira nas sacadas. Nestes casos, é possível e viável a sua instalação e utilização.

O condomínio possui estrutura adequada para o uso deste equipamento.

O sistema de exaustão faz com que a fumaça produzida pela sacada seja descartada adequadamente, sem incomodar os vizinhos ou espalhar fumaça dentro do apartamento.

 

Mas e quando o condomínio não possui estrutura para instalação de churrasqueira na sacada do apartamento?

Nestes casos, a instalação de churrasqueira na sacada do apartamento se torna inviável.

Não havendo estrutura adequada ou sistema de exaustão, a churrasqueira a lenha ou carvão, com produção de fumaça, não poderá ser utilizada na sacada dos apartamentos.

O uso inadequado deste equipamento poderá causar transtornos com a vizinhança devido a fumaça produzida e riscos ao condomínio podendo ocasionar problemas estruturais em decorrência da sua má instalação.

churrasqueira na sacada do condomínio
churrasqueira na sacada do condomínio

 

 

O síndico, neste caso, deverá advertir e multar o condômino pelo uso inadequado do equipamento, conforme regras estipuladas no regulamento interno do empreendimento e Código Civil.

Uma saída viável para este tipo de empreendimento seria o uso de churrasqueiras elétricas, que não produzem fumaça. Nestes casos, a sua utilização dependerá de aprovação prévia em assembléia, com regras de fechamento de sacada com envidraçamento e cortina de rolo, com o objetivo de não ser caracterizado alteração de fachada.

 

SAIBA MAIS SOBRE: Condômino condena condomínio por não conseguir utilizar área de lazer

Tenho uma cobertura. Posso utilizar a churrasqueira a lenha ou a carvão?

churrasqueira em condomínio
churrasqueira em condomínio

Se dissipará neste local rapidamente e não prejudicará a saúde e sossego dos vizinhos. Nestes casos, também não há alteração na fachada do condomínio.

 

Diego Victor Cardoso T. do Reis Graduado em Direito pela Universidade Paulista, Pós-Graduado em Direito Imobiliário com ênfase em Direito Notarial e Registral pela Faculdade Legale, Especialista na área imobiliária e condominial, e Sócio-Proprietário do escritório Teixeira e Reis Sociedade de Advogados.

Leia mais Artigos aqui!

 

LEIA TAMBÉM

O coronavírus e o respeito ao sossego em edifícios residenciais

Boas práticas para enfrentar condôminos antissociais

Conflitos entre condôminos, como resolver?

INSCREVA-SE NA TV SÍNDICO LEGAL CLICANDO AQUI!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here