Atrasou o Condomínio? Você pode perder seu imóvel

Você pode perder seu imóvel-sindicolegal

Deixar de pagar a cota condominial pode trazer sérias consequências para o morador, incluindo penhora de imóveis e contas bancárias. Em entrevista ao Jornal Novabrasil, o advogado especialista em direito condominial Rodrigo Karpat esclareceu os procedimentos legais e as implicações dessa inadimplência.

Cobrança ágil e execução rápida

Desde 2015, com mudanças no Código de Processo Civil, a cota condominial foi elevada à categoria de título executivo extrajudicial. Isso significa que o condomínio pode, após três dias da citação do inadimplente, iniciar medidas de execução, como a penhora de bens.

“Não quer dizer que a pessoa perderá o imóvel em três dias, mas a partir do momento que não paga ou não nomeia bens à penhora, pode sofrer consequências rápidas, como bloqueios de contas bancárias e, no extremo, a expropriação do imóvel via leilão”, explicou Karpat.

Imóvel único e bem de família não são exceções

Uma dúvida comum entre moradores é sobre a proteção de bens de família contra penhora. Segundo Karpat, essa proteção não se aplica às cotas condominiais, pois a dívida está diretamente vinculada ao imóvel em questão.

“Mesmo que seja o único bem da pessoa, ele pode ser penhorado porque a inadimplência impacta a coletividade. Os demais condôminos acabam pagando mais para cobrir o déficit gerado por quem não paga”, destacou.