Tome estas medidas e evite o calote!

[adrotate group=”1″]

Sabe aquele conhecido que ficou anos com um processo correndo na justiça e mesmo tendo uma sentença favorável, não conseguiu receber o valor do executado?

Infelizmente, o “calote” ainda é muito frequente no nosso cotidiano e mesmo ingressando com um processo, a chance de não se encontrar bens e patrimônio do devedor é alta.

Para te ajudar a evitar passar por esta situação, escrevi este texto que abordará algumas maneiras de prevenir o calote e garantir o recebimento de um crédito.


Prevenir é melhor que remediar.

A melhor forma de evitar a dor de cabeça em situações desta natureza é ter a expertise para agir de forma rápida e pensar, desde o início, em formas de prevenir um calote futuro. Por isso, é importante que você traga consigo um advogado pró-ativo e experiente para te auxiliar desde logo, nas negociações e elaboração de contratos mais protetivos.

Medidas para se tomar ainda na fase de negociações:

A) Pesquisa

Muita gente pela ansiedade de já querer fechar o negócio, acaba se esquecendo de pesquisar a vida da outra parte. É uma medida simples, que pode ser feita antes do inicio das negociações.

Pesquise pelo nome nos sites dos tribunais onde a pessoa já teve domicilio. Outra dica, utilize o Google alerta pra tomar conhecimento quando sair alguma publicação sobre ela, o próprio Jusbrasil pode ser uma fonte de pesquisa interessante, já que permite saber se a outra parte responde por inquéritos civis.

Obviamente, responder por muitos processos na justiça, já é um indicador para frear as negociações. Entretanto, isso não significa que o negócio não deva ser feito, apenas tome um cuidado maior, observe se a pessoa possui um patrimônio superior às dívidas, exija garantias reais, etc.

[adrotate group=”1″]

Certidão Negativa

Mesmo que a outra parte fique reticente, peça por certidões como a de protesto, de ações trabalhistas, cíveis, de débitos fiscais estaduais e municipais. Tenha em mente que, em um cenário de inadimplemento, os créditos trabalhistas e fiscais contam com preferência no recebimento, observar isto pode não fazer tanta diferença num primeiro momento, mas certamente evitará dores de cabeça lá na frente, quando você for exigir o recebimento judicialmente, então tome este cuidado.

Garantias Reais e Pessoais

Exigir garantias diminui bastante o risco de calotes futuros, o código civil nos traz alguns institutos que podem e devem ser utilizados nos acordos e contratos.

Garantias como:

  • Hipoteca,
  • Penhor,
  • Alienação Fiduciária,
  • Anticrese
  • Fiança
  • Fiança Bancária
  • Aval

Dicas:

Se o fiador oferecer como garantia um imóvel bem de família, você pode aceitar pois o STJ já formou entendimento que não há impenhorabilidade nestes casos.

Lembre-se também de colocar multa elevada pelo descumprimento, sugiro algo em torno de 30%.

Como regra o salário é impenhorável porém em um negócio processual no contrato, feito por pessoas capazes, é plenamente possível inserir uma clausula para a outra parte dispor de uma parcela do salário em caso de inadimplência. Seja razoável para não ferir o princípio da dignidade e o mínimo existencial, algo em torno de 10 a 15% é viável e possível.

Bom, essas são algumas medidas que você pode tomar preventivamente seja em acordos extrajudiciais ou judiciais e contratos. Mas e se eu já tiver fechado a negociação? o que fazer?


Medidas preventivas fora da fase de negociação

O negocio já foi feito, você confiou na conversa e não se preveniu, agora você começa a temer pelo não pagamento, mesmo desamparado no acordo ou contrato, ainda existe algumas medidas preventivas como:

  • A averbação Premonitória;
  • Hipoteca Judiciária;
  • Tutela de Urgência.

O intuito aqui não é dissertar sobre estes institutos, apenaste mostrar que existem possibilidades jurídicas, que podem ser aplicadas, inclusive nos procedimentos de competência dos Juizados Especiais.

[adrotate group=”1″]


Dicas Finais

  • Sempre que for fazer um acordo ou um contrato, peça para um advogado redigir ou revisa-lo. Com a popularização dos aplicativos de vídeo chamadas, se tornou possível contatar bons profissionais do conforto de sua casa.
  • Nestas situações, você joga contra o tempo, de modo que, quanto mais rápido e assertivo for, maiores serão as chances de êxito e recebimento. Daí a importância de contratar um advogado pró-ativo e qualificado, que não tenha receio de despachar com o juiz e fazer diligências nos cartórios extrajudiciais, Detran etc.

Fonte: Alyson Lomba simas/Jusbrasil

LEIA TAMBÉM

👉INSCREVA-SE NA TV SÍNDICOLEGAL CLICANDO AQUI!👈


FAÇA PARTE DE NOSSOS GRUPOS NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

👉 CLICANDO AQUI! 👈

luiz

Recent Posts

Bandidos em fuga invadem condomínio em Belém

Três bandidos em fuga invadiram na sexta-feira (26) um condomínio localizado no bairro do Tapanã,…

16 horas ago

Moradora se recusa a vender apartamento e caso vai parar na justiça em Curitiba

Uma construtora comprou dois prédios em Curitiba, no Paraná com o objetivo de erguer um…

16 horas ago

NO CONDOMÍNIO: Grupo criminoso espanca acusado de agredir mulher e ameaçar matar a mãe

Integrantes de um grupo criminoso espancaram um rapaz de 24 anos que teria sido flagrado…

17 horas ago

Justiça confirma que 17 famílias foram removidas de condomínio popular de Igrejinha por inadimplência e ocupação irregular

A Justiça Federal confirmou que a operação desencadeada na quarta-feira (24) em um condomínio popular localizado…

17 horas ago

Explosão em condomínio deixa mãe e filho gravemente feridos, em Rondônia

Mãe e filho ficaram gravemente feridos após explosão no apartamento onde residem, na terça-feira (23),…

17 horas ago

Uma ‘ilha de luxo’ no meio do Mato Grosso

Uma nova proposta de moradia com alto padrão está sendo implantada em Mato Grosso. Chamado…

17 horas ago