Gestão

Reuniões para conhecer os candidatos a síndico

Diversos condomínios são administrados por condôminos denominados síndicos internos que, ao serem reeleitos constantemente por falta de interesse dos demais, sentem-se à vontade para cometer arbitrariedades e gastos exagerados e, se questionados, agem de forma abusiva, afastando vários condôminos de participar das assembleias.

Nesses casos, a melhor solução passa pela eleição de um síndico profissional, sendo importante que os pretendentes indicados por qualquer condômino sejam avaliados previamente pelos demais, que podem se reunir, quantas vezes desejarem, no salão de festas ou hall do prédio para debater sobre as melhores opções.

Essas reuniões prévias permitem conhecer os candidatos e sua forma de trabalho, possibilitando selecionar aqueles que participarão da assembleia, na qual toda a coletividade terá condição de eleger o mais adequado para atender ao condomínio.

Direito de reuniões prévias

Muitos condôminos vendem o apartamento e deixam de comparecer às assembleias por não suportar os abusos do “síndico eterno”, que, por saber que os vizinhos não têm disposição de assumir a função, age como se fosse “dono do edifício”, criando desgastes para a coletividade, com a exceção de seu grupinho, que lhe dá aval para atos arbitrários em troca de favores.

Esse problema ocorre nos condomínios que deixam de eleger uma pessoa isenta e mais qualificada e permitem a realização das assembleias anuais de eleição sem a devida preparação com a necessária apresentação de opções de escolha.

É inaceitável o “síndico ditador” dificultar aos condôminos conhecer outros candidatos que não residem no prédio, obstando uma apresentação prévia – especialmente por saber que estes podem ser melhores do que ele.
É ainda abusivo impedir a realização de reuniões pelos condôminos, pois qualquer área comum do edifício pode ser utilizada para tal, bastando aos interessados o envio de um comunicado para todos os condôminos, que comparecerão conforme seu interesse.

A má-fé do síndico

É de estranhar a postura do síndico que faz de tudo para se perpetuar na função que a grande maioria evita assumir por ser complicada e desgastante, mesmo sendo remunerada. Mais estranho ainda quando se recusa a prestar contas detalhadas dos gastos e, pior, quando se verifica que ele promove constantemente obras, serviços e compras, sem a devida transparência, manipulando orçamentos para fazer valer o mais dispendioso.

As pessoas sensatas indagam: por que tanto “amor” pelo condomínio? Qual a razão deste apego por assumir tantos problemas e desta perseguição a quem solicita os documentos, notas fiscais e contratos; ou das mentiras para justificar os gastos e obstar a eleição de quem não faz parte de seu grupo? Por que a recusa a redigir a ata na hora? Há fraude?

A união dos condôminos com a devida assessoria jurídica contribui para a melhora do condomínio, podendo aquele que impedir a preparação da eleição responder por ilícito penal caso constranja ou ameace os moradores que desejam uma gestão profissional.

Kênio Pereira é Advogado e diretor regional da Associação Brasileira de Advogados do Mercado Imobiliário

 

Fonte: O tempo

Luiz Davi

Recent Posts

Condomínio em Gravatá desviava água suficiente para abastecer 81 casas por três anos

Uma casa localizada em um condomínio no bairro Serra do Maroto, em Gravatá, no Agreste, foi…

1 dia ago

Zelador é suspeito de abusar de crianças em condomínio de Londrina

Um zelador é suspeito de abusar de crianças em condomínio de Londrina, no Norte do…

1 dia ago

A necessária adequação dos condomínios à LGPD

O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou um condomínio de Santos, litoral paulista, a…

1 dia ago

CNJ suspende prazos de processos com origem no Rio Grande do Sul ou que tenham advogados inscritos na OAB do estado

O Conselho Nacional de Justiça determinou, neste sábado (4), a suspensão da contagem dos prazos…

1 dia ago

Falta de registro em sistema de condomínio anula citação de execução

Por considerar que verossímil a alegação de um devedor de que não teria conhecimento de…

1 dia ago

Condomínio deve pagar R$ 6 mil por lixo em telhado do vizinho

A 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Pernambuco condenou, por unanimidade, um condomínio…

1 semana ago