Quando é a hora de contratar um síndico profissional?

Muitos condomínios estão optando por contratarem síndicos profissionais por muitos motivos. O principal objetivo é ter mais qualidade e também promover uma imparcialidade na gestão condominial.

O síndico profissional tem sido uma ótima opção por fazer um gerenciamento mais especializado, que analise melhor o financeiro, os recursos humanos, e toda a administração de uma forma geral.

Quando o síndico não é morador, ele acaba dedicando um tempo melhor ao condomínio, enquanto o síndico morador, muitas vezes só consegue se dedicar a gestão nas horas vagas. Sem contar que, por não morar no condomínio, o síndico profissional tende a não se envolver em conflitos, e nem tomar partido, devendo ser o mais imparcial possível.

Isto não significa que o síndico morador não seja imparcial, mas é que em algumas situações, o mesmo pode ser ‘encurralado’, pode não conseguir cumprir esse propósito com tanto cuidado. Acontece que ambos os modelos de síndico devem realizar uma administração transparente e ética.

Lembrando que a cobrança do trabalho e da responsabilidade do síndico profissional é a mesma.

Desde o planejamento, as prioridades, os investimentos, as melhorias, as metas propostas, as manutenções preventivas, os pagamentos das contas, e principalmente, a diminuição da inadimplência são itens que todo síndico deve se atentar e trabalhar nisso.

Eficiência comprovada 

[adrotate group=”1″]

Quando não existem moradores que tenham interesse em assumir o cargo de síndico do condomínio, a melhor solução é contratar um profissional. Mas para isso, é importante comprovar a experiência e o conhecimento desse profissional.

O portal Síndico Legal separou algumas dicas importantes que vão te ajudar a saber como contratar um bom síndico profissional. Acompanhe!

 Convocação de Assembleia 

[adrotate group=”1″]

Somente a assembleia de moradores pode deliberar por meio de votação a decisão de contratar um síndico profissional. E, posteriormente, escolher entre os candidatos qual o com perfil mais adequado para ser o prestador de serviços.

Cabe, ainda, à assembleia definir a validade do contrato de trabalho, o horário a ser cumprido, as atribuições e a remuneração do profissional.

Administradora de condomínio 

Ao resolver por contratar um síndico profissional, busque o respaldo da administradora do condomínio para ajudar no processo de recrutamento do novo prestador de serviço.

Perfil pessoal e profissional do síndico 

[adrotate group=”1″]

Busque recrutar um profissional que tenha características de liderança e organização, que saiba ouvir os moradores, negociar e se comunicar com fluência, transparência e periodicidade definida.

Além dessas características básicas, observe a formação do candidato.

O ideal é que ele tenha conhecimentos nas áreas de administração de empresas, contabilidade, direito e recursos humanos. Cursos de capacitação para síndicos realizados por entidades de classe também podem ser um diferencial importante.

Procure obter recomendações 

[adrotate group=”1″]

Ter um prestador de serviço em que se possa confiar e entregar a ele a responsabilidade de gestão de um condomínio requer algumas precauções. Por isso, procure se informar com outros clientes sobre a atuação dos candidatos nos locais onde passaram.

 

Tohea Ranzeti – Síndico Legal

LEIA TAMBÉM

👉INSCREVA-SE NA TV SÍNDICOLEGAL CLICANDO AQUI!👈


FAÇA PARTE DE NOSSOS GRUPOS NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

👉 CLICANDO AQUI! 👈