Por que atuar com o Direito Imobiliário em 2022?

[adrotate group=”1″]

O mercado imobiliário foi um dos segmentos econômicos que experimentou maior crescimento durante a pandemia.

O antigo sonho da casa própria foi potencializado pela necessidade do afastamento social e a ampliação do home office. Isso, dentre outros diversos fatores, fez impulsionar o mercado da construção civil, tornando o país um verdadeiro canteiro de obras.

É crescente o número de empreendimentos e investimentos imobiliários no país. Como resultado disso, temos a consequente ampliação das demandas jurídicas relacionadas ao setor imobiliário. E, aqui, surge um importante e pouco explorado nicho para a advocacia.

A advocacia especializada na matéria imobiliária possui uma atuação consultiva muito forte, auxiliando consumidores na análise de riscos de investimentos, orientando o fechamento de contratos de compra e venda de imóveis e conduzindo negociações relativas ao financiamento imobiliário, por exemplo.

  • Leia mais: 

Também é farta a sua atuação judicial, já que um grande volume de demandas relacionadas a contratos de compra e venda, locação, financiamentos imobiliários, atraso na entrega de obras, distrato, etc, precisam ser judicializadas.

Especialmente neste ano de 2022, projeta-se o destaque de demandas relacionadas à revisão de contratos imobiliários, dada a fragilidade econômica do país. Ao longo dos meses da pandemia a renda da população sofreu decréscimo, levando as pessoas à inadimplência.

[adrotate group=”1″]

Este cenário abre espaço para a renegociação e a busca do restabelecimento do equilíbrio contratual em razão do caso fortuito (continuidade da pandemia). E, quando o assunto é a renegociação de contratos imobiliários, é muito importante que as partes sejam acompanhadas por advogados especializados na matéria, pois esse profissional será fundamental para garantir a celebração de um bom acordo.

No Direito imobiliário, com destaque para a construção civil, a celebração de um mau negócio pode trazer muita dor de cabeça e problemas financeiros às partes!

Amigos e amigas, como podemos perceber, o mercado para a advocacia especializada no Direito imobiliário é muito vasto! São inúmeras e variadas as possibilidades de atuação!

E, o mais importante: há oportunidades de trabalho tanto na via judicial, quanto na extrajudicial, o que permite à advocacia ampliar o seu leque de serviços e conquistar um maior volume de honorários.

[adrotate group=”1″]

Portanto, invistam na carreira! Essa é a nossa dica de hoje para vocês!

Para auxiliá-los, deixamos como sugestão de leitura o Manual de Boas Práticas do Mercado Imobiliário, produzido pela Comissão de Direito Imobiliário e Urbanístico da OAB – GO.

Um material produzido para a advocacia, com informações úteis e essenciais para todos que pretendem seguir carreira na área imobiliária.

Fonte: IbiJus – Instituto Brasileiro de Direito/Jusbrasil

 

LEIA TAMBÉM

FAÇA PARTE DOS NOSSOS GRUPOS  E RECEBA CONTEÚDOS DIÁRIOS

👉 GRUPOS WHATSAPP👈

👉GRUPO TELEGRAM👈

👉INSCREVA-SE NO YOUTUBE👈