Medidas contra vazamento de gás

Como está a situação do gás em meu condomínio?

O recente caso ocorrido em Manaus deveria levar muitos gestores a refletir: como está a situação do gás em meu condomínio?

Os acidentes com vazamento de gás têm origens diversas. Mas a mais comum é ocasionada por moradores que fazem instalação irregular de algum equipamento a gás, esquecem o fogão liberando o gás etc. Apesar disso, o síndico ainda tem certo grau de responsabilidade nesses casos.

 

 

Os gestores têm grande responsabilidade em mãos. Por isso, o Portal Síndico Legal elencou algumas medidas que os síndicos podem tomar para manter a segurança dos moradores, trabalhadores e visitantes do condomínio.

 

Inspeção de rotina nas unidades

O síndico pode fazer, em um espaço de tempo razoável, essas inspeções. Contratando um profissional qualificado e passando de unidade em unidade verificando as instalações de gás da unidade. A pessoa habilitada irá verificar se as conexões estão ajustadas, se os equipamentos estão precisando de manutenção, se seguem as normas da ABNT.

 

[adrotate group=”1″]

 

Inspeção dos equipamentos do condomínio

No mesmo dia em que as inspeções são feitas nas unidade, o profissional também pode inspecionar os equipamentos do condomínio; exaustores, tubulação, se não há danos, vazamentos, adequação às normas da ABNT, cilindros.

 

Orientar moradores

Embora possa parecer algo que não surte efeito, a afixação de placas informativas, avisos nos grupos de “WhatsApp”, palestras informativas, tudo isso é muito importante. Oriente os moradores sobre as regras da ABNT, sobre a necessidade de contratar profissionais para a instalação de equipamentos a gás.

 

 

Por fim, vale ressaltar: gastar um pouco a mais do orçamento com isso é não um gasto supérfluo, mas um investimento necessário, um dever inalienável! Não negligencie a segurança em seu condomínio, não brinque com vidas!

 

LEIA TAMBÉM

INSCREVA-SE NA TV SÍNDICO LEGAL CLICANDO AQUI!

[adrotate banner=”127″]