Medidas contra vazamento de gás

0
256
Como está a situação do gás em meu condomínio?
Como está a situação do gás em meu condomínio?

O recente caso ocorrido em Manaus deveria levar muitos gestores a refletir: como está a situação do gás em meu condomínio?

Os acidentes com vazamento de gás têm origens diversas. Mas a mais comum é ocasionada por moradores que fazem instalação irregular de algum equipamento a gás, esquecem o fogão liberando o gás etc. Apesar disso, o síndico ainda tem certo grau de responsabilidade nesses casos.

 

 

Os gestores têm grande responsabilidade em mãos. Por isso, o Portal Síndico Legal elencou algumas medidas que os síndicos podem tomar para manter a segurança dos moradores, trabalhadores e visitantes do condomínio.

 

Inspeção de rotina nas unidades

O síndico pode fazer, em um espaço de tempo razoável, essas inspeções. Contratando um profissional qualificado e passando de unidade em unidade verificando as instalações de gás da unidade. A pessoa habilitada irá verificar se as conexões estão ajustadas, se os equipamentos estão precisando de manutenção, se seguem as normas da ABNT.

 

 

Inspeção dos equipamentos do condomínio

No mesmo dia em que as inspeções são feitas nas unidade, o profissional também pode inspecionar os equipamentos do condomínio; exaustores, tubulação, se não há danos, vazamentos, adequação às normas da ABNT, cilindros.

 

Orientar moradores

Embora possa parecer algo que não surte efeito, a afixação de placas informativas, avisos nos grupos de “WhatsApp”, palestras informativas, tudo isso é muito importante. Oriente os moradores sobre as regras da ABNT, sobre a necessidade de contratar profissionais para a instalação de equipamentos a gás.

 

 

Por fim, vale ressaltar: gastar um pouco a mais do orçamento com isso é não um gasto supérfluo, mas um investimento necessário, um dever inalienável! Não negligencie a segurança em seu condomínio, não brinque com vidas!

 

LEIA TAMBÉM

INSCREVA-SE NA TV SÍNDICO LEGAL CLICANDO AQUI!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here