Presidente da Câmara de Cuiabá busca apoio para mudar regra interna e viabilizar nova composição da Mesa Diretora.
A presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Paula Calil (PL), afirmou que não há vitória antes do encerramento da eleição e admitiu que a disputa pela Mesa Diretora para o biênio 2027-2028 segue em aberto. A declaração ocorre em meio à articulação para alcançar 18 votos, número necessário para aprovar mudanças no Regimento Interno da Casa, segundo o HNT.
O movimento tem como pano de fundo a possibilidade de recondução de Paula ao comando do Legislativo municipal. Para isso, vereadores aliados articulam uma alteração regimental que permitiria nova eleição dentro da Câmara.
Nos últimos dias, o grupo ligado à presidente avançou nas conversas. Reportagem do Diário de Cuiabá apontou que Paula já somaria 16 votos favoráveis à mudança. Ainda assim, o número seria insuficiente para garantir a aprovação da alteração pretendida.
A disputa revela a força da Mesa Diretora dentro do Legislativo. O comando da Câmara controla a pauta administrativa, define prioridades internas e exerce influência direta sobre a relação com o Executivo municipal.
Paula Calil, conforme cadastro oficial da Câmara Municipal de Cuiabá, é vereadora pelo PL e ocupa a presidência da Casa. A eventual mudança no Regimento, se aprovada, terá impacto direto na reorganização política do Parlamento.
Ao afirmar que pode até abrir mão da presidência e aceitar outro posto na Mesa, Paula tenta sinalizar disposição para compor e evitar isolamento. A fala também demonstra que a eleição interna ainda depende de negociações voto a voto.
O caso deve continuar movimentando os bastidores da Câmara, especialmente porque envolve a relação entre grupos políticos, base municipal e projetos para 2026.
Entre em nosso grupo e receba notícias em tempo real!
Siga o Síndico Legal no Instagram







