Vizinho é sorte

[adrotate group=”1″]

Anatomia é destino, mas vizinhança é sorte. Conforme venha a ser o seu vizinho, aquele apartamento dos sonhos torna-se um pesadelo.  Das muitas queixas que ocorrem na compra ou mudança para um imóvel novo, uma não pequena parte refere-se a problemas de convivência. Não basta achar o imóvel certo, mas também o vizinho.

É claro que sempre a sorte o pode favorecer. Há incontáveis histórias de encontros felizes, de vizinhos que, por assim dizer, tornam-se da família e mais um pouco até – casamentos, amizades para toda uma vida. Nesse caso, o apartamento pode até nem ser grande coisa, mas como a vizinhança compensa! Do mesmo modo, quantas histórias patéticas de convivência ruim, forçando muitas vezes a mudança do local escolhido. Atribui-se a Tolstoi a frase segundo a qual se cantássemos uma aldeia, cantaríamos o mundo. Hoje a aldeia é o condomínio, esse pequeno cosmo particular.

Nesse tópico de vizinhos a única certeza que podemos ter é que nunca saberemos com quem vamos dividir um novo imóvel, seja na unidade ao lado, em cima ou embaixo (não basta ser um por andar, ok?) e mesmo no próprio condomínio como um todo. Por isso, administrar os conflitos em uma habitação coletiva e conseguir fazer valer um regramento de convívio comum não é tarefa de menor importância, muitas vezes recaindo sobre o papel do síndico, este herói vocacionado, nunca cantado devidamente.

É claro que esse problema pode ser menor quando o condomínio já existe, e é habitado há tempos. Nesse caso já há certa acomodação entre os moradores, que se conhecem e mesmo se frequentam. Mas nem sempre é fácil avaliar previamente essa questão em uma mudança de endereço.

Os novos empreendimentos construídos, além de estarem adequados às normas técnicas mais rigorosas, procuram de algum jeito melhorar a experiência do morador. Sobretudo na questão do conforto acústico, onde há muitas queixas: algumas referentes ao projeto de construção em si, outras ao melhor isolamento entre vizinhos.

São frequentes as reclamações, por exemplo, sobre o barulho de passos no andar de cima; ruídos de descargas e esgotos; ruídos de maquinário de elevadores, de aparelhos domésticos de vizinhos, para não falar, é claro, de comportamento sonoro dissonante fora do horário regular de tolerância. Aqui começam os problemas mais difíceis de fato.

[adrotate group=”1″]

Tem o cachorrinho da vizinha do 410 que sofre muito com sua ausência. O anedótico baterista do 301 que está formando uma banda com a estudante de piano do 207. As discussões acaloradas que ocorrem no 903 toda noite, por todos os motivos, felizes e tristes. Alguns pratos quebrados. Estrondo estranhos na madrugada. Som alto da festa inoportuna. E aqueles ruídos conspícuos do 801, que deixam ruborizadas as senhoras do 802, e vira assunto na manhã seguinte. Grupos de whatsapp do condomínio são a versão rediviva da fofoca da aldeia.

Nem tudo, entretanto, é ruído. Há também as outras questões de caráter mais comportamental, como por exemplo, a bendita tarefa de descartar adequadamente o lixo, não sujar os tapetes da entrada com pés sujos de terra, deixar o banheiro do salão de festas mais ou menos utilizável, não bagunçar toda a academia e por aí vai. Será por isso que muito frequentemente o homo apartamentus não cumprimenta seus vizinhos?

O lindo apartamento adquirido, aquele imóvel mais que desejado, precisa também ter a boa sorte de proporcionar uma experiência salutar de vizinhança. Viver, mas viver bem, é sempre viver em conjunto, em uma coletividade.

E isso ocorre muito também, afirmemos: aqueles vizinhos que parecem como se fossem velhos amigos de sua família. Amigos como amigos de infância. São eles que ajudarão a tornar o seu apartamento o melhor lugar aqui e agora – como também já cantou outro poeta.

 

Fonte: Gazeta do Povo

 

LEIA TAMBÉM

FAÇA PARTE DOS NOSSOS GRUPOS 

 GRUPOS WHATSAPP

GRUPO TELEGRAM

INSCREVA-SE NO YOUTUBE

 

luiz

Recent Posts

Condomínio em Gravatá desviava água suficiente para abastecer 81 casas por três anos

Uma casa localizada em um condomínio no bairro Serra do Maroto, em Gravatá, no Agreste, foi…

10 horas ago

Zelador é suspeito de abusar de crianças em condomínio de Londrina

Um zelador é suspeito de abusar de crianças em condomínio de Londrina, no Norte do…

10 horas ago

A necessária adequação dos condomínios à LGPD

O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou um condomínio de Santos, litoral paulista, a…

10 horas ago

CNJ suspende prazos de processos com origem no Rio Grande do Sul ou que tenham advogados inscritos na OAB do estado

O Conselho Nacional de Justiça determinou, neste sábado (4), a suspensão da contagem dos prazos…

10 horas ago

Falta de registro em sistema de condomínio anula citação de execução

Por considerar que verossímil a alegação de um devedor de que não teria conhecimento de…

11 horas ago

Condomínio deve pagar R$ 6 mil por lixo em telhado do vizinho

A 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Pernambuco condenou, por unanimidade, um condomínio…

1 semana ago