Síndico e zelador de prédio denunciam violência doméstica contra japonesa em Jundiaí; companheiro foi preso

Síndico e zelador de prédio denunciam violência doméstica contra japonesa em Jundiaí; companheiro foi preso

Um japonês foi preso suspeito de agredir a companheira, também de nacionalidade japonesa, na tarde de terça-feira (13), em Jundiaí (SP). O caso foi denunciado pelos síndico e zelador do prédio onde o casal ocupava. A polícia não informou se eles estavam morando ou passando um período no interior de São Paulo.

Segundo a delegada da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Jundiaí, Rúbia Braz Scarpa Fleming, a investigação começou após a denúncia dos funcionários à polícia. Os dois também entregaram imagens das câmeras de monitoramento do elevador do prédio, que teriam flagrado as agressões.

A equipe da DDM pediu a prisão preventiva do homem, que foi concedida pela Justiça. Com o mandado de prisão, a polícia prendeu o suspeito que, segundo as investigações, estava com viagem marcada de volta ao Japão.

De acordo com a promotoria de Justiça, mesmo se o agressor for solto para responder ao crime em liberdade, ele não poderá retornar ao país de origem, sob pena de ter o benefício cancelado e revertido em prisão.

Segundo a delegada Rúbia, a vítima deve ser ouvida nos próximos dias e a investigação terá continuidade. A mulher não tinha medida protetiva contra o agressor.

A delegada ressalta que a ação do zelador e do síndico está prevista na Lei Estadual 17.406/21, que obriga condomínios a denunciarem casos de violência doméstica que aconteçam dentro nos edifícios e casas.

Fonte: G1