Processo conforme a Teoria Geral do Processo.

[adrotate group=”1″]

Processo

É o conjunto das relações jurídicas que se estabelecem entre os diversos sujeitos processuais (partes, juiz, auxiliares de justiça, etc)

Essa relação jurídica é composta por um conjunto de situações jurídicas (direitos, deveres, competências, capacidades, ônus, etc) de que são titulares todos os sujeitos do processo, é por isso, que se costuma afirmar que o processo é uma relação jurídica complexa.

Contudo, é preciso lembrar que se trata de uma relação jurídica, cujo o conteúdo seja determinado primeiramente pela Constituição Federal e em seguida, pelas demais normas processuais que devem observância aquela.

O artigo 14 do NCPC ratifica essa compreensão sobre o processo: “A norma processual não retroagirá e será aplicável imediatamente aos processos em curso, respeitados os atos processuais praticados e as situações jurídicas consolidadas sob a vigência da norma revogada.”

O processo é um método de exercício da jurisdição, assim, caracteriza-se por tutelar situações jurídicas concretamente afirmadas em um processo. Essas situações jurídicas são situações substanciais (ativas e passivas, os direitos e deveres).

Rol das mais importantes características do atual pensamento jurídico:

  • Reconhecimento da força normativa da Constituição, que passa a ser encarada como principal veículo normativo do sistema jurídico, com eficácia imediata.
  • Desenvolvimento da teoria dos princípios, de modo a reconhecer-lhes eficácia normativa: o princípio deixa de ser técnica de integração do Direito e passa a ser uma espécie de norma jurídica.
  • Transformação da hermenêutica jurídica, com o reconhecimento do papel criativo e normativo da atividade jurisdicional: a função jurisdicional passa a ser encarada como uma função essencial ao desenvolvimento do Direito.
  • Consagram-se as máximas (princípios ou regras, conforme a teoria que se adote) da proporcionalidade e razoabilidade na aplicação das normas.

[adrotate group=”1″]

CONSTITUIÇÃO E PROCESSO.

A constitucionalização do Direito Processual é uma das características do Direito, tendo em vista a incorporação aos textos constitucionais de normas processuais, inclusive como direito fundamentais (contraditório, juiz natural, proibição de prova ilícita, etc).

Não é por acaso, que o artigo 1º do NCPC, com forte caráter simbólico, está assim redigido: Art. 1o O processo civil será ordenado, disciplinado e interpretado conforme os valores e as normas fundamentais estabelecidos na Constituição da Republica Federativa do Brasil, observando-se as disposições deste Código.

[adrotate group=”1″]

Do ponto de vista normativo, o enunciado reproduz uma obviedade: qualquer norma jurídica brasileira somente pode ser construída e interpretada de acordo com a Constituição Federal. A ausência de dispositivo semelhante no NCPC não significaria, obviamente, que o NCPC pudesse ser interpretado em desconformidade com a Constituição.

APLICAÇÃO DA NORMA PROCESSUAL NO TEMPO

As normas processuais novas aplicam-se aos processos pendentes (artigos 14 e 1.046 NCPC), art 14 ressalva que a aplicação imediata da nova norma processual deve respeitar “os atos processuais praticados e as situações jurídicas consolidadas sob a vigência da norma revogada”, ou seja, a lei nova não pode atingir ato jurídico perfeito (art 5º XXXVI CF).

 

Fonte: Professor Rafael Siqueira/Jusbrasil

 

LEIA TAMBÉM

👉INSCREVA-SE NA TV SÍNDICOLEGAL CLICANDO AQUI!👈


FAÇA PARTE DE NOSSOS GRUPOS NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

👉 CLICANDO AQUI! 👈

luiz

Recent Posts

Condomínio em Gravatá desviava água suficiente para abastecer 81 casas por três anos

Uma casa localizada em um condomínio no bairro Serra do Maroto, em Gravatá, no Agreste, foi…

9 horas ago

Zelador é suspeito de abusar de crianças em condomínio de Londrina

Um zelador é suspeito de abusar de crianças em condomínio de Londrina, no Norte do…

9 horas ago

A necessária adequação dos condomínios à LGPD

O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou um condomínio de Santos, litoral paulista, a…

9 horas ago

CNJ suspende prazos de processos com origem no Rio Grande do Sul ou que tenham advogados inscritos na OAB do estado

O Conselho Nacional de Justiça determinou, neste sábado (4), a suspensão da contagem dos prazos…

9 horas ago

Falta de registro em sistema de condomínio anula citação de execução

Por considerar que verossímil a alegação de um devedor de que não teria conhecimento de…

9 horas ago

Condomínio deve pagar R$ 6 mil por lixo em telhado do vizinho

A 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Pernambuco condenou, por unanimidade, um condomínio…

1 semana ago