Por toda parte há golpistas, mas somente em 2021, a Axur, empresa especializada em riscos digitais, revelou que golpes com boletos bancários aumentou 785%.
- Leia mais: Golpes de emprego por SMS: como se proteger?
Além disso, os condôminos também podem ser afetados com o chamado Golpe do Boleto Falso, que faz vítimas todos os anos por não se atentar na hora de efetuar seus pagamentos. Portanto, observar alguns detalhes vai diminuir a possibilidade de se tornar mais uma vítima desse tipo de golpe.
Como identificar sinais de golpe na conta do condomínio
Rodrigo Della Rocca, CEO e fundador do CondoConta, banco exclusivo para condomínios, alerta que, quando você desconfiar de um boleto, confirme os dados com a administradora ou, até mesmo, solicite uma segunda via por meio de canais oficiais.
A mais comum forma de abordagem dos golpistas é por e-mail, ou mensagens como: “você tem uma dívida em nosso sistema” e “urgente, você tem um boleto em aberto”.
Em seguida, ao clicar no link enviado no e-mail você é direcionado para uma página falsa com um boleto fraudado e, assim, um tipo de malware se instala no seu aparelho.
Desconfie também de anexos ou links na mensagem, geralmente o arquivo do falso boleto vem em formato ZIP. Por isso, cheque o remetente e fique atento a grandes erros de formatação, ou de escrita, afinal, esses detalhes apontam para os golpes.
Por último, um detalhe pode ser decisivo para perceber a fraude: obrigatoriamente todos os boletos precisam ser registrados com o número do código do banco responsável pelo recebimento da cobrança.
Essa informação é muito simples de checar, os 3 primeiros números do boleto trazem esse código. Basta fazer uma simples pesquisa e ver qual o código do banco do boleto recebido.
Por exemplo, se seu boleto é para ser pago no Bradesco e começa com 341, que é o código do Itaú, ele com certeza é falso, porque o código do Bradesco é 237.
Fonte: Seu Crédito Digital
LEIA TAMBÉM
-
Síndica de condomínio sofre impeachment após moradores suspeitarem de golpe
-
Nota de R$ 200 entra em circulação nesta quarta; saiba como evitar golpes
–
FAÇA PARTE DOS NOSSOS GRUPOS