Filhote de cachorro morre de fome, tutor é preso e solto após audiência de custódia em Rio Claro

Em Rio Claro, um jovem de 19 anos foi preso por maus-tratos após um filhote de cachorro ser encontrado desnutrido e em condições precárias dentro de um apartamento no Jardim Residencial Santa Eliza, na Avenida 42, no domingo, 1º de setembro.

O caso foi registrado pela Guarda Civil Municipal, que atendeu ao chamado do síndico do prédio. Segundo o relato, o síndico estava fazendo uma vistoria no apartamento, que seria entregue pelo tutor, quando se deparou com o cão preso em um dos quartos, visivelmente fraco, com dificuldade de se locomover, e cercado por fezes e urina. A equipe constatou que o animal apresentava um escore corporal extremamente baixo, indicando que estava há muito tempo sem ser alimentado.

O tutor do cão admitiu que não tinha condições financeiras para socorrer o animal e que sequer pensou em pedir ajuda ou auxílio. Além disso, não havia ração no local. Uma testemunha relatou que, após a descoberta, o síndico pediu que ela tentasse ajudar com ração, mas o cão não resistiu e faleceu logo depois.

Uma médica veterinária do Canil Municipal foi chamada para o local e constatou que a causa da morte foi extrema desnutrição, com o filhote apresentando mucosas esbranquiçadas e costelas aparentes, em uma condição corporal incompatível com a vida.

O jovem foi levado ao Plantão Policial, onde foi registrado o crime de maus-tratos. Ele foi preso e recebeu um auto de infração pelo ocorrido. No entanto, após passar por audiência de custódia nesta segunda-feira, foi beneficiado com um alvará de soltura e liberado. O caso continua sob investigação, e o jornalismo do Diário do Rio Claro seguirá acompanhando o desenrolar dos acontecimentos.

 

Fonte: Diário