[adrotate group=”1″]
O aumento significativo de condomínios residenciais nos últimos anos, especialmente aqueles repletos de áreas de lazer, tem exigido grande capacidade de gestão por parte dos síndicos. E isso tem impulsionado o mercado dos síndicos ditos profissionais, bem como alimentado o interesse dos próprios moradores na administração do condomínio.
O advogado Luiz Gustavo Salomão Ballan, sócio do escritório de advocacia Ballan, Fonseca e Mialski, especializado em assessoria condominial, aponta que os moradores demandam gestões cada vez mais eficientes e especializadas.
” A gestão condominial precisa produzir resultados positivos para o condomínio. Não há mais espaço para aquele síndico que pensa apenas em pagar as contas e manter dinheiro em caixa. O síndico tem que ir além e pensar em ações que valorizarem o patrimônio condominial, que valorizem o imóvel de cada um, e, principalmente, que valorizem o bem-estar dos próprios moradores,” salienta o advogado Luiz Ballan.
Ele cita como exemplo a implementação de minimercados em condomínios. “É uma atitude que valoriza o bem-estar e se encaixou perfeitamente em tempos de pandemia, beneficiando o dia a dia do morador, além de gerar receita para o condomínio”, enfatiza.
[adrotate group=”1″]
Com uma experiência de 12 anos na advocacia condominial, o advogado faz a seguinte recomendação para aqueles que atuam no mercado de gestão condominial, e também para aqueles que pretendem ingressar: “Você tem que estar preparado para uma gestão de resultados. Conheça bem o condomínio, implemente novas tecnologias e soluções, conte com bons funcionários, esteja bem assessorado juridicamente pra tomar decisões adequadas, esteja atento às normas de manutenção, conheça a convenção e regimento do condomínio, enfim, se prepare para gerir uma grande empresa.”
Mais adiante, acrescenta que “não tem mais lugar para síndico quebra-galho, aquele que assume o condomínio apenas para preencher o cargo. Hoje o síndico tem que estar preparado e capacitado para produzir resultados positivos.”
Ao finalizar, o advogado Luiz Ballan faz o seguinte comentário: “Você que é morador, fique de olho na forma que é gerido seu patrimônio e se envolva na gestão, afinal você é sócio dessa empresa chamada condomínio. E você síndico, tem contribuído.
Fonte: Paranaportal
LEIA TAMBÉM
-
Coleta seletiva avança nos condomínios de Teresina e síndicos pedem que moradores colaborem
-
Condomínio e ex-síndico são condenados a pagar multa de R$ 20 mil em favor…