Cuidados que se deve ter ao morar em apartamentos

Os condomínios são lugares maravilhosos para morar, trabalhar e até descansar. Mas viver em uma comunidade exige cuidado, paciência e respeito, tanto às leis que regem os condomínios como o respeito aos demais condôminos e o próprio empreendimento em si.

Tudo isso influencia na tomada de decisão de optar por viver em condomínios, principalmente ao se tratar de apartamentos, pois a proximidade é ainda maior.

Viver em um apartamento possui suas vantagens e desvantagens, pensando nisso, o portal Síndico Legal separou algumas dicas importantes que podem te auxiliar nessa decisão e também no dia-a-dia em comunidade.

Silêncio

Nessa questão existe até uma Lei do Silêncio para ajudar a fazer com que seja respeitado, mas é importante observar sempre se não está fazendo nenhum barulho que possa incomodar o sossego de outro condômino.

Geralmente as pessoas buscam morar em condomínios pela segurança e pela tranquilidade, portanto, não é um ambiente que se deve ficar escutando música alta até tarde da noite.

Animais domésticos

Não se deve proibir os animais domésticos nos condomínios. Aliás, existem normas prescritas na Convenção e no Regimento Interno que trata da presença de pets em condomínios.

Nesse quesito é essencial ter bom senso, pois muitos donos querem ter os animais, e para isso precisam ter certos cuidados.

E para os condôminos que não tem animais, mas seus vizinhos possuem, é preciso ter um pouco de paciência ao ouvir latidos, ou miados, ou qualquer outro tipo de barulho que um pet possa fazer.

Sujeira no condomínio

O condomínio não é um espaço sem regras, que é permitido fazer o que quiser. Isto é, você precisa deixar o ambiente organizado sempre que tiver utilizado.

Existem condomínios que cobram taxa de limpeza em alguns espaços, como o salão de festas, quiosques de churrasqueiras, já nesses casos, e somente nesses casos, não tem problema deixar o ambiente sujo, pois a taxa de limpeza cobre esse serviço.

Cuidado com o patrimônio

Se caso você quebre alguma coisa no condomínio, ou até mesmo seus convidados, você é o responsável, portanto é seu dever consertar ou repor o que foi quebrado.

Não é permitido jogar nada pelas janelas ou pelas sacadas, isso é um hábito muito ruim, sem contar o desrespeito com o restante dos vizinhos.

Mudanças e reformas

Para fazer mudanças no condomínio é preciso verificar as regras na Convenção, pois alguns condomínios limitam alguns dias e horários específicos para fazer mudanças.

Esta regra vale também para reformas, não só na questão dos horários e dias, como o que pode ou não ser feito, quais paredes podem ser modificasse, até por conta da estrutura do prédio, para que não sofra danos.

É expressamente proibido alterar áreas comuns, pois elas pertencem ao condomínio, e não são consideradas parte privadas.

Garagem

A garagem pode até parecer calma, mas é um assunto bem delicado, e costuma ser motivos de brigas e discussões nos condomínios. Na grande maioria dos edifícios cada morador possui sua vaga de garagem, portanto não se deve utilizar a vaga de outro morador sem pedir.

Agora, quando se tem a permissão do morador para utilizar sua vaga de garagem, é mais tranquilo.

Então, caso seja necessário ter mais uma vaga, verifique com o síndico qual morador tem uma vaga que esteja sobrando ou que não esteja utilizando, e negocie direto com esse morador.

Elevador

E por último, não menos importante, respeito o elevador e suas regras. Desde o limite de pessoas e peso, como os de social e de serviço. Até mesmo os elevadores exigem éticas e bom senso.

 

 

Tohea Ranzetti – Síndico Legal

 

LEIA TAMBÉM

FAÇA PARTE DOS NOSSOS GRUPOS 

 GRUPOS WHATSAPP

GRUPO TELEGRAM

INSCREVA-SE NO YOUTUBE

luiz

Recent Posts

Idosas sofrem homofobia em condomínio; como lidar com insultos de vizinhos?

Há dois anos, a ex-servidora pública Maria*, 64, mudou-se para uma cidade litorânea com sua…

37 minutos ago

Parte de prédio no Politeama desaba após fortes chuvas em Salvador

A apreensão de não conseguir dormir e sem saber se poderá retornar ao seu imóvel.…

3 dias ago

Condomínios de VG enfrentam falta de abastecimento regular de água; gastos com caminhões-pipas

Três condomínios da região do bairro Alameda, em Várzea Grande, enfrentam falta de abastecimento regular…

3 dias ago

Reconhecimento facial em condomínios: desafios sob a ótica da LGPD

Há 20 anos Rodotà já nos alertava sobre as progressivas formas de controle social, motivadas…

3 dias ago

[ir]Responsabilidade no condomínio: idosa paga multa por infrações da neta

Uma idosa de 87 anos terá que pagar uma conta de R$ 20.193,50 em multas…

3 dias ago

Câmeras flagram arrombamento, invasão e roubo a condomínio no Espinheiro, no Recife

O Edifício Bela Vista, no Espinheiro, na Zona Norte do Recife, foi alvo de bandidos,…

3 dias ago