Ao utilizar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Síndico Legal
Facebook Instagram Youtube
  • Política
  • Cidades
  • Polícia
  • Judiciário
  • Condomínios
  • Colunistas
    • Amanda Accioli
    • Miguel Zaim
  • TV Síndico Legal
  • Últimas Notícias
Pesquisar
Menu
  • Política
  • Cidades
  • Polícia
  • Judiciário
  • Condomínios
  • Colunistas
    • Amanda Accioli
    • Miguel Zaim
  • TV Síndico Legal
  • Últimas Notícias
Facebook Twitter Youtube Instagram
Search
Close this search box.
Síndico Legal
Ah
Síndico Legal
Pesquisar
  • Política
  • Cidades
  • Polícia
  • Judiciário
  • Condomínios
  • Colunistas
    • Amanda Accioli
    • Miguel Zaim
  • TV Síndico Legal
  • Últimas Notícias
Já possui uma conta? Entrar
Siga-nos
Síndico Legal > Condomínios > Fake News: Site anônimo inventa mentiras sobre o Creci-MT e induz corretores ao erro; entenda
Condomínios

Fake News: Site anônimo inventa mentiras sobre o Creci-MT e induz corretores ao erro; entenda

Por Redacão Sindicolegal Publicados 23 de julho de 2025
Compartilhar
4 Min. de Leitura
Foto: Divulgação
COMPARTILHAR

Um site supostamente do interior de Mato Grosso tem sido usado unicamente para atacar e descredibilizar a atuação do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Mato Grosso (Creci-MT). Na página, sob o link WWW.CAMPONOVOEMFOCO.COM, não existe o nome de nenhum responsável, muito menos de um jornalista. Da mesma forma, endereço e telefone são de outro país, a Austrália.

Fato é que a página publicou uma matéria mentirosa, ao dizer que servidores foram demitidos do Creci-MT e não receberam direitos trabalhistas, mostrando total desconhecimento da legislação vigente, amparada pelo Supremo Tribunal Federal  (STF) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

Ocorre que o Creci-MT, a pedido do Tribunal de Contas da União, como já publicado pelo Síndico Legal anteriormente, deu início a processo de Concurso Público e, por determinação da corte federal, precisou demitir funcionários temporários que ocupavam cargos de confiança.

De acordo com o STF e com a súmula 363 do TST, esses servidores têm direito a receber apenas o pagamento de saldo de salários (dias trabalhados no mês corrente) e levantamentos dos depósitos de FGTS realizados durante o período de trabalho (VEJA PARECER ANEXO ABAIXO).

“Os contratos de trabalho firmados pelos Conselhos Profissionais à margem da regra do concurso público são nulos de pleno direito, não gerando os efeitos de um contrato válido. Em decorrência da nulidade, e em conformidade com as teses fixadas pelo Supremo Tribunal Federal nos Temas 191 e 308 da Repercussão Geral, bem como na Súmula n° 363 do TST, os empregados cujos contratos forem rescindidos por este motivo fazem jus, exclusivamente, às seguintes verbas: (1) saldo de salário referente aos dias efetivamente trabalhados no mês da rescisão; e (2) levantamento dos valores depositados na conta vinculada do FGTS durante o período do contrato”, diz parecer jurídico do Conselho Federal de Corretores de Imóveis – COFECI.

Exatamente isto foi feito.

No entanto, o mencionado site não só publicou inverdades, como ainda expôs fotos e dados pessoais destes servidores, sem seu conhecimento ou autorização.

Com a publicação, corretores foram induzidos ao erro e cobraram explicações do Creci. Uma corretora, inclusive, publicou a matéria e os dados destes servidores em grupos com centenas de pessoas, oferecendo de forma irônica uma “assessoria jurídica” ao Creci-MT, como se isso já não tivesse sido feito pela equipe devidamente licenciada junto à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Esta matéria tem o objetivo de expôr o caráter leviano do site, – que segundo fontes pertence a um corretor que já participou do processo eleitoral do Creci-MT e perdeu – e esclarecer aos corretores de Mato Grosso devidamente associados ao Conselho que não há qualquer irregularidade no modelo de demissão desses contratados. Pelo contrário, tudo foi feito seguindo à risca a legislação vigente e com parecer jurídico, inclusive, de um desses servidores.

PARECER JURIDICO – COFECI – RESCISAO DOS CONTRATOS DE TRABALHO – CRECI-MT vf

Fake News apócrifa divulgada pelo “site”.

Veja Também

Corretor de imóveis suspeito de tentar matar esposa a tiros se entrega à polícia em MT

Operação mira grupo que monitorava viaturas e usava ‘laranjas’ para lavar dinheiro em MT

Mulher pula do 2º andar com a filha no colo para fugir de agressões

Incorporadoras mudam projetos e métodos construtivos diante da falta de mão de obra

Recurso é rejeitado e concessionária é condenada por defeito em carro zero

Redacão Sindicolegal 23 de julho de 2025
Compartilhe Este Artigo
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp Copy Link Print
ARTIGO ANTERIOR OAB, Polícia Civil e TJMT se unem para tratar ajustes no PJe para combater Golpe do Falso Advogado
Próximo Artigo Sejus amplia em 13,5% número de reeducandos inscritos no Exame Nacional de Educação

Últimas Notícias

Novo governador, Pivetta diz que vai trabalhar em parceria com os municípios “para o bem do povo”
Notícias Política 31 de março de 2026
Idoso vítima de golpe do motoboy será indenizado em R$ 10 mil
Judiciário Notícias 31 de março de 2026
Mato Grosso adere a auxílio federal para conter alta do diesel e custo ao Estado será de R$ 100 milhões
Cidades Notícias 31 de março de 2026
‘Princípios patrióticos’: prefeito de Cuiabá aprova lei que cria o ‘Dia do Patriota’
Notícias Política 31 de março de 2026

Leia Também

NotíciasPolicial

Corretor de imóveis suspeito de tentar matar esposa a tiros se entrega à polícia em MT

Por Redacão Sindicolegal 31 de março de 2026
NotíciasPolicial

Operação mira grupo que monitorava viaturas e usava ‘laranjas’ para lavar dinheiro em MT

Por Redacão Sindicolegal 31 de março de 2026
CondomíniosNotícias

Mulher pula do 2º andar com a filha no colo para fugir de agressões

Por Redacão Sindicolegal 30 de março de 2026
Síndico Legal
Siga-nos

© 2025 Síndico Lega | Todos os direitos reservados.

  • Expediente
  • Sobre Nós
  • Política de privacidade
  • Contato
Welcome Back!

Sign in to your account

Perdeu sua senha?