O condomínio na Zona Norte de Porto Alegre, onde nove pessoas ficaram feridas após uma explosão na quinta-feira (4), sofreu um novo vazamento de gás na manhã desse sábado (6). Moradores de dois edifícios, dos 22 que compõem o condomínio, tiveram que deixar suas casas por segurança. Na sexta (5) à tarde, outro vazamento fez com que todos os moradores do condomínio evacuassem os prédios.
Segundo a Defesa Civil, esses bujões foram recarregados no dia anterior ao acidente e o gás ainda não está sendo utilizado. Devido ao calor, o gás se expande e abre uma válvula de escape para que ele saia. Depois, outra válvula de segurança se fecha quando for expelido gás suficiente. Para a Defesa Civil, se o gás estivesse sendo utilizado normalmente, isso não aconteceria.
De acordo com Marcelo Feijó, responsável pelo condomínio, os cilindros de gás serão retirados do edifício até que o laudo realizado pelo Instituto Geral de Perícias (IGP) esteja pronto. O laudo pericial da Defesa Civil já foi concluído, mas ainda não foi disponibilizado para o condomínio, conforme a administração.
As torres onde aconteceu a explosão continuam totalmente interditadas, assim como as torres ao entorno. Aproximadamente 60 pessoas estão fora de casa desde a quinta-feira (4). Cerca de 20 famílias estão instaladas no salão de festas do condomínio.
- Leia mais: Medidas contra vazamento de gás
Além dessas famílias, outra parte está em casa de familiares, amigos ou recebendo hospedagem dos próprios vizinhos do condomínio que já retornaram para suas casas.
O caso
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, a corporação foi acionada para uma ocorrência de vazamento de gás e, quando os agentes já estavam no local, houve a explosão. Ao todo, nove pessoas ficaram feridas. Dois bombeiros sofreram queimaduras de 1º e 2º grau.
Fonte: CNN