É cada vez mais recorrente aos condomínios, de diferentes portes, contratarem o serviço de treinamento para brigada de incêndio.
Para promover o treinamento de brigada de incêndio, o síndico deve buscar uma empresa especializada com instrutores qualificados pelo Corpo de Bombeiros, garantindo assim a certificação dos brigadistas. Esse é o grande diferencial da Vórticco em relação ao mercado, pontualidade e compromisso na entrega dos certificados.
A Vórticco, empresa composta por profissionais capacitados, experientes e reconhecidos na área da Construção Civil, é referência no que tange treinamento de brigada.
De acordo com o sócio-proprietário, Cristiano Moreira, esse tipo de serviço é muito importante e necessário para proteger a vida dos moradores, colaboradores, clientes, terceiros, além de assegurar a existência do patrimônio de um condomínio diante de eventuais tragédias causadas pelo fogo.
“Os treinamentos simuladores de Brigada de Incêndio são divididos em duas partes, uma teórica e outra prática. Os brigadistas aprendem a manusear extintores e suas respectivas classificações, mangueiras de hidrante, e todos os demais equipamentos de combate a incêndio que contemplam a edificação”, explicou.
Ele acrescenta que o treinamento deve focar principalmente os riscos conforme ao tipo de ocupação. “É preciso cumprir as leis, seguir as Instruções Técnicas, normas e decretos, assim como o conteúdo programático e carga horária. Sem o Treinamento em dia o AVCB pode não ser renovado, por isso a importância do comparecimento de voluntários do edifício”, concluiu.
A Brigada de Incêndio é um grupo de pessoas previamente treinadas, organizadas e capacitadas para atuar na prevenção e combate a incêndio dentro de uma área estabelecida. Conforme a Instrução Técnica do Corpo de Bombeiros do estado de São Paulo, todas as edificações ou áreas de risco devem constituir uma Brigada de Incêndio.
Vale ressaltar, que a brigada de incêndio combate apenas o foco inicial de incêndio. Se a situação venha a sair do controle, o trabalho deve ser deixado a cargo do Corpo de Bombeiros. Sobre o atestado de treinamento de brigada de incêndio ou curso de brigada de incêndio, o mesmo deve ser renovado quando houver alteração de 50 % dos seus membros ou a cada 12 meses.
O treinamento de brigada de incêndio orienta com relação aos primeiros socorros, com procedimentos de emergência que devem ser aplicados a possíveis vítimas de acidentes, que tenham mal súbito ou que estejam em perigo de morte.
Objetivo Capacitar, atualizar e certificar profissionais em conformidade com a NBR-14276, nas ações de prevenção e combate a princípios de incêndios.
Fonte: G1
LEIA TAMBÉM
-
Auto de vistoria do Corpo de Bombeiros e Brigadista de incêndio
-
Moradores contestam bombeiros sobre incêndio no estacionamento de condomínio em São José
–