Os grupos de Whatsapp surgiram como uma opção simples e prática de realizar toda a comunicação dentro de um condomínio. Afinal, o aplicativo conta com mais de dois bilhões de usuários em todo o mundo e conta com diversos recursos que facilitam a interação de moradores, síndicos, administradoras e funcionários do condomínio.
Contudo, o Whatsapp não foi desenvolvido para ser utilizado como uma ferramenta formal de comunicação, muito menos como a principal (ou única) forma de comunicação dentro de um condomínio.
Portanto, o uso dessa ferramenta apresenta diversos riscos para a gestão condominial e pode causar diversos problemas.
Problemas com o Whatsapp no condomínio
[adrotate group=”1″]
Todo o condomínio precisa de uma ferramenta para a comunicação. Gestores precisam estar em contato com os moradores e funcionários, e não contar com nenhuma ferramenta é um grande erro.
Contudo, é importante que o gestor tenha muito atenção na hora de decidir quais canais de comunicação vai utilizar no condomínio, porque nem toda a alternativa vai ser uma boa escolha.
O Whatsapp, apesar de ser a escolha mais comum, não é a opção recomendada por especialistas, isso porque, a ferramenta apresenta diversas desvantagens:
- Se a comunicação no Whatsapp for realizada através de um grupo, o grande volume de mensagens pode fazer com que mensagens importantes sejam perdidas e os moradores não sejam bem informados;
- O síndico ou gestor responsável pela administração do condomínio pode ficar sobrecarregado com o grande volume de solicitações em seu aplicativo;
- Podem acontecer brigas entre moradores no grupo, e prejudicar a boa convivência no condomínio;
- Discussões no Whatsapp são responsáveis por processos judiciais.
Outras ferramentas, como o email, por exemplo, são mais recomendadas por serem uma alternativa segura e formal de comunicação. Mas a melhor opção para a comunicação no condomínio é através de aplicativos especializados.
Aplicativos para comunicação no condomínio
[adrotate group=”1″]
Com o crescimento do mercado de condomínios no Brasil, empresas procuraram opções para ajudar gestores e moradores. Foi o caso da uCondo, empresa paranaense que em 2015 lançou o aplicativo uCondo e já ajuda milhares de gestores no Brasil a encontrar mais facilidade na gestão do condomínio.
O sistema para gestão de condomínios uCondo centraliza todas as atividades do síndicos, administrador e condômino, tudo isso em uma única plataforma.
Além de auxiliar no controle financeiro e na organização de atividades, a uCondo se destaca pelos seus recursos de comunicação.
O módulo de comunicação da plataforma é o mais completo do mercado, contando com diversos recursos que auxiliam o gestor a enviar avisos, responder chamados e etc. Com a uCondo, qualquer condomínio pode encontrar muito mais facilidade na comunicação e integração. a ferramenta substitui o uso do Whatsapp e apresenta uma experiência completa e eficiente.
Fonte: Didi galvão
LEIA TAMBÉM
-
Prints do WhatsApp Web não podem ser usados como prova, confirma STJ
-
Moradora indenizará síndica por ofensas em grupo de WhatsApp
-
Condômina que ofendeu síndico em grupo de WhatsApp é condenada por dano moral
–
FAÇA PARTE DOS NOSSOS GRUPOS