Uma moradora do Condomínio Florestal Florata recebeu uma visita inusitada ao sair na porta de casa, ela se deparou com um tamanduá-bandeira.
Apesar do susto, sem pensar duas vezes, registrou o momento em que o animal caminhava tranquilo em direção à residência. Uma experiência única, proporcionada pela riqueza da agrofloresta que compõe o complexo de chácaras.
A arquiteta Bartira Bahia, que atua no condomínio, relata que a presença de animais silvestres é comum. “No meu dia a dia de trabalho é recorrente ouvir as ‘seriemas conversando’. Já me deparei com um lobo-guará. Sem dúvida, esses animais sentem-se protegidos pelo ambiente da agrofloresta que envolve o condomínio”, conta.
Segundo a arquiteta, esta nem é a primeira vez que um tamanduá-bandeira é visto por lá: outro foi flagrado por um vigilante há cerca de três meses. “Ali eles encontram água, abrigo e o que comer. Esse é o motivo pelo qual temos a presença deles conosco constantemente”, afirma.
Sobre o Florestal Florata
Florestal Florata é um condomínio de chácaras que tem como proposta repensar a qualidade de vida.
O projeto inclui mais de 265 mil m² de mata com trilhas ecológicas, campo de futebol, quadras esportivas, parques infantis, ciclovia, estações de ginástica, redários, lagos, áreas de contemplação, pergolados sensoriais e a possibilidade de plantar e colher em uma agrofloresta, que fica no parque ao lado do condomínio, com acesso livre aos moradores
Acesso
Pela facilidade de acesso, Florestal Florata é também uma boa opção para primeira moradia. A primeira etapa já conta com 25 residências em construção e cinco moradores. A GO-492, via de acesso de Goiânia ao condomínio, terá a sua duplicação bancada pelos empreendedores.
A obra será realizada por meio de convênio com a Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra) e tem previsão de início em 2023.
Sustentabilidade
O projeto do Condomínio Florestal Florata tem a sustentabilidade em sua concepção. Exemplo disso é a agrofloresta, que desde 2018 produziu cerca de 60 toneladas de alimentos. Parte dessa produção é aproveitada pelos moradores e o excedente é doado, por meio de convênio com a prefeitura de Santo Antônio de Goiás, município em que o condomínio está localizado, a comunidades em situação de vulnerabilidade econômica e social. Atualmente, a agrofloresta tem uma produção de mais de uma tonelada de alimentos por mês.
O condomínio faz coleta seletiva de lixo e inicia agora projeto para a compostagem do lixo orgânico. A coleta de resíduos é feita por um veículo elétrico. O Florestal Florata conta com uma mini usina fotovoltaica que gera energia elétrica para o condomínio. Além disso, toda a iluminação pública e das áreas de lazer é por lâmpadas de led.
Fonte: A Redação