Neoenergia dá dicas de como economizar energia em condomínios

[adrotate group=”1″]

Pequenas mudanças de hábitos cotidianos podem garantir um importante desconto no valor final da fatura de energia das residências. A adoção de práticas mais eficientes relacionadas a eletricidade em prédios e condomínios também ajudam a economizar e diminuir o valor da contribuição condominial.

Nas áreas comuns e nas garagens, a Neoenergia diz que é recomendado instalar sensores de presença para que as lâmpadas acendam apenas quando houver pessoas transitando no local. Isto evita que as luminárias fiquem acessas sem necessidade, evitando o desperdício.

Se for possível, aconselha também a troca das lâmpadas do condomínio por LED, que são mais longevas e garantem uma economia de energia de aproximadamente 50% no sistema de iluminação.

“A manutenção dessas luminárias, assim como em outros equipamentos, também é importante para economizar energia. Orientamos sempre que haja uma limpeza regular nas luminárias para evitar o acúmulo de poeira, o que provoca um aumento no consumo quando a iluminação não é adequada”, explicou a gerente de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas.

Em condomínios com mais de um elevador, recomenda-se ainda a instalação de sistemas de controle de tráfego e chamada antecipada. Eles fazem com que apenas o elevador mais próximo do andar seja acionado. Além disso, parar os equipamentos fora do horário de pico do uso de elevadores diminui deslocamentos e, consequentemente, o consumo de energia.

Também é importante orientar aos condôminos sobre a necessidade de respeitar o limite de peso do elevador. Além da questão de segurança, a sobrecarga aumenta o consumo. Outras orientações aos moradores é chamar apenas um elevador nos prédios com mais de um equipamento e, sempre que possível, optar pelas escadas em caso de deslocamento de até dois andares.

Uma orientação mais técnica é a utilização de motores de alto rendimento, com inversores de frequência e frenagem regenerativa. Com eles, o calor da frenagem realimenta a rede elétrica interna do local e a energia é utilizada nos outros elevadores, iluminação e demais equipamentos.

Já a instalação de placas solares fotovoltaicas é indicada se o condomínio tiver área para instalar a geração. O consumo de energia com lâmpadas e motores podem ser compensados com essa solução.

O uso racional da água também é uma dica de economia de energia. Além de ajudar o meio ambiente, a prática diminui a utilização das bombas e, também, do consumo.

Vale Luz Condomínios

Uma outra possibilidade de descontos na fatura de energia é a inserção do condomínio no Programa Vale Luz Condomínios.

A iniciativa, que atualmente já atende 38.964 unidades consumidoras (entre clientes residenciais e condomínios) nas distribuidoras da Neoenergia (Neoenergia Coelba, Neoenergia Cosern e Neoenergia Pernambuco), concedeu R$ 1,6 milhão em descontos desde o seu início, em 2015. Além de contribuir para uma melhor adequação financeira dos condôminos, a iniciativa ainda promove a preservação do meio ambiente e a descarbonização do planeta.

O Vale Luz Condomínio funciona da seguinte forma: o condomínio se inscreve no projeto e recebe a visita do caminhão da Neoenergia semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente, dependendo da demanda e da rota de coleta do veículo.

Para entregar o material para a distribuidora e receber o desconto, é necessário que todos os resíduos estejam secos e separados para serem pesados e calculado o benefício. Para se inscrever, basta baixar a ficha de cadastro no site da Neoenergia Pernambuco.

 

Fonte: Diário de Pernambuco

LEIA TAMBÉM

FAÇA PARTE DOS NOSSOS GRUPOS 

 GRUPOS WHATSAPP

GRUPO TELEGRAM

INSCREVA-SE NO YOUTUBE

 

luiz

Recent Posts

Condomínio deve pagar R$ 6 mil por lixo em telhado do vizinho

A 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Pernambuco condenou, por unanimidade, um condomínio…

7 dias ago

Em alta, ‘condomínios verdes’ podem não ser sustentáveis de fato, alerta especialista

De acordo com os dados do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)…

7 dias ago

Entregador quebra aparelho de reconhecimento facial de prédio após se irritar com morador

O síndico do condomínio explicou que homem teria esperado cerca de 10 minutos para realizar…

7 dias ago

Moradora ameaça síndico após usar veneno para matar gatos

Em Anápolis, um aumento significativo na população de gatos em um condomínio na Cidade Jardim,…

7 dias ago

A responsabilidade civil do condomínio edilício por coisas caídas de prédio

RESUMO: O presente artigo tem como objetivo analisar – do ponto de vista legal, doutrinário…

1 semana ago

Piscina suspensa entre prédios será nova atração na paisagem de Londres

Em Londres, um condomínio de luxo que está sendo construído no centro da cidade terá…

1 semana ago