Tanto nas grandes quanto nas pequenas cidades, cada vez mais brasileiros estão morando em apartamentos.
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgada em 2019, existem mais de 10 milhões de apartamentos no país, o que representa 14,2% do total de domicílios. Pode parecer pouco em termos percentuais, mas esse número quase dobrou ao longo de trinta anos: em 1984, eram apenas 8,37%.
Para gerenciar os condomínios residenciais e o crescente número de moradores, as tecnologias de comunicação são essenciais. O sistema evoluiu muito e o contato entre o síndico e os condôminos já não se dá apenas pelos recados no elevador hoje, aplicativos para celular permitem que os moradores de um prédio tenham acesso aos informes, façam reservas de áreas comuns e salão de festas, além de controlar entradas e saídas a partir de um comando digital.
Um exemplo de aplicativo é o Meu Condomínio, gerenciado pela Orsegups, empresa de segurança privada. Por meio de uma plataforma colaborativa, tanto a empresa administradora do condomínio e o síndico quanto os moradores podem ter acesso às facilidades.
As principais ferramentas disponíveis são a chave virtual, a visualização das câmeras do acesso principal, a geração de uma chave virtual que confere um ‘pré-acesso’ aos visitantes, o agendamento dos espaços de reservas e um mural de avisos. Para o morador, a possibilidade de controlar tudo pelo aplicativo traz comodidade e segurança —, destaca Tiago Guimarães Carvalho, gerente de segmento da Orsegups.
Beatriz Momm é usuária do aplicativo no condomínio em que mora e diz que poder acessar o sistema mobile é uma facilidade no dia a dia:
Tudo é muito mais fácil e rápido, já que por lá eu consigo acompanhar tudo que acontece, receber uma notificação quando chega uma encomenda na portaria e até mesmo reservar o salão de festas.
Assim, otimizamos os processos e não precisamos perder tempo indo até a portaria ver os dias disponíveis de salão, por exemplo. Eu saio bastante de bicicleta e a saída é pela garagem, e não preciso levar chave e nem controle, porque consigo abrir todos os portões pelo aplicativo —, explica.
Tecnologia de segurança
Por meio da tecnologia fornecida pela Orsegups, condomínios residenciais podem garantir a segurança do prédio e dos moradores. Desde o monitoramento de alarme e de imagens até a portaria remota e o controle de acessos,
Beatriz Momm, que é moradora do Centro de Florianópolis, diz que ter acesso a essas ferramentas contribui para a sensação de segurança:
As ruas são um pouco desertas à noite, mas ficamos mais tranquilos em saber que tem alguém zelando pela nossa segurança e olhando o tempo todo, bem como quando recebemos alguma visita à noite.
Segundo Tiago Guimarães, o aplicativo Meu Condomínio está disponível gratuitamente nas lojas oficiais dos sistemas Android e iOS e pode ser baixado por residentes de condomínios que são clientes da Portaria Remota Orsegups (PRO) e do sistema Controle de Acesso (CA). Ele reforça que, além do aplicativo, a Orsegups possui também uma plataforma de suporte via WhatsApp, que possui praticamente todas as possibilidades do aplicativo.
Convivência harmoniosa
Além dos quesitos de segurança e da tecnologia utilizada no monitoramento e controle, o aplicativo contribui para que condôminos e gestores tenham interação direta, constante e ágil. Por meio do Meu Condomínio, é possível publicar atualizações das reuniões condominiais em tempo real, enviar comunicados e avisos necessários e de interesse dos moradores.
Os zeladores e o síndico aproveitam esse canal da melhor forma para facilitar a nossa comunicação. Os comunicados e atas de reunião são todos disponibilizados no aplicativo e isso é ótimo! Recebemos a notificação, acompanhamos tudo por ali e tudo se esclarece de forma rápida e fácil. No momento, por exemplo, o meu condomínio está passando por manutenção, aquelas necessárias de tempo em tempo, como a lavação e pintura. Todas as etapas são avisadas diariamente e todo mundo consegue se organizar fechando janelas, por exemplo, ou seguindo alguma outra solicitação. Pensa sem o aplicativo? O zelador teria que interfonar um por um, e aquele planejamento entregue no início da manutenção com certeza já teria várias alterações de datas e prazos, como as atividades que não podem ser feitas em dias de chuva —, diz Beatriz.
Fonte: Nsc Total
LEIA TAMBÉM
-
6 aplicativos para condomínios que visam otimizar a rotina dos moradores
-
Os 7 Aplicativos para condomínios que você precisa usar hoje
–
FAÇA PARTE DOS NOSSOS GRUPOS