Moradores deixam casas após incêndio atingir condomínio na zona Sul de Ribeirão Preto, SP

Moradores deixam casas após incêndio atingir condomínio na zona Sul de Ribeirão Preto-sindicolegal

Moradores de um condomínio no distrito de Bonfim Paulista, em Ribeirão Preto (SP), viveram uma situação dramática neste sábado(24) ao terem que deixar suas casas após um incêndio se alastrar pela área.

Em imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver o fogo já dentro do Alphaville 3 e próximo das moradias em meio ao desespero de quem vive no local. Alguns moradores precisaram de atendimento médico porque passaram mal em razão da fumaça.

Segundo a prefeitura de Ribeirão Preto (SP), até o início da noite deste sábado, a cidade registrou 14 focos de incêndios em diferentes regiões. Os pontos de atenção indicados pela Defesa Civil incluem o Jardim Nova Aliança e a Mata do Ribeirão Verde, ambos na zona Sul.

Os atendimentos de saúde do município registraram 60% de aumento na demanda devido aos problemas respiratórios.

Na noite deste sábado, o governo do estado de São Paulo declarou situação de emergência em 45 cidades devido ao aumento de incêndios florestais registradas nos últimos dias. O estado bateu recorde nacional na sexta-feira (23) com mais de 2,3 mil focos de incêndio. Mais 305 incidentes foram registrados neste sábado (24), de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Incêndios em Ribeirão Preto

A região de Ribeirão Preto amanheceu tomada por uma névoa de poluição, que foi se intensificando ao longo do dia. Durante a tarde, o dia virou noite, com um forte cheiro de fumaça e ventos que assustaram moradores.

Em Ribeirão Preto, as atividades ao ar livre foram suspensas pela prefeitura e jogos de futebol dos times da cidade, Comercial e Botafogo-SP, foram adiados. Além disso, foram relatados picos de energia elétrica em diferentes pontos e problemas no fornecimento de água devido ao desligamento de pelo menos 23 poços e atendimentos na rede de saúde 60% acima da média.

Desde quinta-feira (22) o problema causou fechamento de rodovias, mortes, acidentes e estragos para produtores rurais de diferentes regiões.

Fonte: G1