Um filhote de cobra jiboia foi encontrado, nesta quinta-feira (3), em um condomínio localizado no bairro Jardim Armação, em Salvador. Moradores acionaram o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que enviou uma equipe até o local e resgatou o animal.
- SAIBA MAIS SOBRE: Guarda Municipal resgata filhote de veado-catingueiro em Botucatu
A cobra ainda é filhote e tem cerca de 1,5 metro de comprimento. O réptil estava enrolado numa planta, no quintal de uma das casas do conjunto. De acordo com o Ibama, uma jiboia adulta pode atingir até 4 metros de comprimento, mas é raro encontrar animais deste tamanho nos resgates. Normalmente os animais capturados pelo órgão tem, em média, 2,5 metros.
O condomínio fica localizado ao lado de uma Área de Proteção Ambiental (APA). A cobra chegou no quintal pela mata. Após capturado, o réptil foi solto nesta área.
[adrotate group=”1″]
De acordo com informações da bióloga Rejâne Lira, coordenadora do Núcleo de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Bahia (Noap), ligado ao Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba), jiboias são serpentes que conseguem se adaptar melhor ao ambiente urbano porque se alimentam de ratos.
- SAIBA MAIS SOBRE: Bombeiros resgatam cobra e anta com ferimento em condomínio
“Essa espécie não é venenosa. O acontece é que o desmatamento de zonas verdes da cidade faz com que algumas cobras sejam extintas e outras se adaptem no ambiente urbano, como é o caso das jiboias. Por isso elas podem aparecer na casa das pessoas”, explica.
Fonte: G1
Leia mais Animais em Condomínio aqui!