Esta matéria foi publicada erroneamente com o título: “Cientistas Comprovam Que Os Shih Tzu Entendem Cada Palavra Que Dizemos”, depois de buscarmos a pesquisa em sua fonte original, descobrimos que os pesquisadores investigaram 13 raças de cães e o estudo não destacou nenhuma raça.
Assim, reiteramos o título por considerar um grave erro superestimar uma raça em detrimento das outras e principalmente dos cães vira-latas que são abandonados nas ruas.
Confira a pesquisa correta:
Pesquisadores da Universidade Emory, nos Estados Unidos, analisaram o comportamento de cães enquanto estão nos ouvindo.
A pesquisa foi divulgada pela revista Science e revela que o cão não só entende o som, como compreende as palavras direcionadas a ele.
Os animais foram expostos à múltiplas combinações de palavras e entonação e receberam elogios com entonação neutra e palavras neutras com entonação de elogio, por exemplo.
Quando as palavras de elogio vêm com a entonação apropriada, a região da recompensa do cérebro é ativada.
O estudo sugere que em um ambiente rico em conversas, como o caso de um cachorro que vive com uma família de seres humanos, as representações do significado das palavras podem surgir no cérebro.
- SAIBA MAIS SOBRE:
É ilegal cláusula que proibi permanência de cães no condomínio, não importando o tamanho.
Os cachorros, da mesma forma que as pessoas, usam o lado esquerdo para interpretar as palavras, e uma parte do lado direito para identificar a entonação do que é dito.
Assim, o cérebro das pessoas não só analisa de maneira separada o que se diz e a forma, como integra essas duas informações para chegar a um significado unificado. Os cachorros também podem fazer os mesmo e “para isso empregam mecanismo cerebrais muito parecidos”.
Ao todo, 13 cachorros de raças diferentes, entre elas border collie, labrador, pastor alemão poodle e vira-latas, participaram do estudo. Eles foram colocados em um aparelho de ressonância magnética funcional (fMRI) para realizar análises cerebrais de maneira não invasiva e sem dor, que serviram para medir a atividade cerebral dos animais enquanto eles escutavam a voz de seus donos.
- SAIBA MAIS SOBRE:
Desrespeito às regras de condomínio pode resultar no despejo de cães
Os pesquisadores investigaram como os cérebros caninos processam o que dizemos e perceberam que os cachorros reconhecem palavras distintas independentemente da entonação.
Funciona como no nosso cérebro: o hemisfério cerebral esquerdo processa palavras e o direito processa entonação.
[adrotate group=”1″]
Os cães, segundo Anna Gábor, uma das autoras do estudo, ouviram elogios que eram pronunciadas com entonação neutra e na forma de afago, além de outras palavras que não tinham significado algum para os animais, mas ditas com as mesmas entonações.
Além disso, o centro de recompensa dos animais estudados só foi ativado no momento em que eles escutavam uma palavra de elogio pronunciada com uma entonação de carinho.
- SAIBA MAIS SOBRE:
Este estudo representa o primeiro passo para entender como os cachorros interpretam a fala humana e seus resultados podem ajudar a tornar a comunicação e cooperação entre ambos mais eficientes, segundo os pesquisadores.
E agora, que tal adotar um cachorro? Há muitos que foram abandonados à própria sorte, acredita? No site Amigo Não Se Compra, você encontra cães e gatos para doação em sua cidade.
Fonte: Portal Raizes
Leia mais sobre animais em condomínios aqui!
LEIA TAMBÉM
- Garoto de 18 anos faz próteses gratuitas para cães deficientes
- O caso das casinhas de cães em Porto Alegre
- “Latem muito”, diz juiz ao determinar que condômina se desfaça de cães