A GRATUIDADE DE JUSTIÇA NO CONDOMÍNIO EDILÍCIO.

[adrotate group=”1″]

Conforme encontramos um artigo publicado no portal síndicolegal.com, que trata da diferença do entre o condomínio geral e o condomínio edilício’ fala que: O condomínio geral é o condomínio pro indiviso dividida como igual para cada um; E o condomínio edilício cada um tem uma parte em igual, porém possuem apartamentos. “

O artigo 98. Do novo Cpc prevê ´´A pessoa natural ou jurídica, brasileira ou estrangeira, com insuficiência de recursos para pagar as custas, as despesas processuais e os honorários advocatícios têm direito à gratuidade da justiça, na forma da lei.

[adrotate group=”1″]

1 – As taxas ou as custas judiciais;

2 – O custo com a elaboração de memória de cálculo, quando exigida para instauração da execução;

3 – Os emolumentos devidos a notários ou registradores em decorrência da prática de registro, averbação ou qualquer outro ato notarial necessário à efetivação de decisão judicial ou à continuidade de processo judicial no qual o benefício tenha sido concedido.

Ao comprovar que não tem renda suficiente para tais despesas jurídicas a gratuidade da justiça é acionada.

JURISPRUDÊNCIA:

  1. O condomínio edilício, como pessoa formal que é, pode fazer jus ao benefício da gratuidade de justiça, desde que comprove sua hipossuficiência. Art. 99, § 2º, do CPC/2015. Súmula 121 do TJRJ. 2. Documentos que demonstram saldo negativo e passivo acumulado. 3. Ajuizamento de diversas ações de execução de cotas condominiais em atraso, que viabiliza o pagamento das despesas processuais ao final do processo, permitindo o acesso à Justiça. 4. Recurso parcialmente provido.

[adrotate group=”1″]

LEI COMPLEMENTAR:

Trata-se de recurso interposto contra decisão que, em ação de execução de cotas condominiais, indeferiu o benefício da gratuidade de justiça.

A agravante alega ter distribuído cerca de 300 ações de execução de cotas condominiais, diante da inadimplência de 99,9% dos condôminos, tendo postulado a concessão do benefício, visto possuir um passivo de R$ 15.656.086,8, conforme demonstrado nos documentos anexados

Aduz estar em péssimas condições estruturais e de insalubridade, tendo o edifício sido interditado por ordem judicial nos autos da Ação Civil Pública n. 0075994-72.2013.8.19.0002, permanecendo até então nessas condições. Pugna, pois, pela concessão da gratuidade de justiça.

É o breve relatório. Enquanto para a pessoa física milita a presunção de veracidade da afirmação de pobreza, no caso da pessoa jurídica, onde se inclui a pessoa formal, como é o caso dos condomínios, deve essa trazer aos autos elementos suficientes que possibilitem ao juiz aferir que sua situação econômica não lhe propicia arcar com os custos do processo.

É o entendimento jurisprudencial expresso no verbete sumular nº 121 deste Tribunal:

LEI COMPLEMENTAR:

“A gratuidade de justiça a pessoa jurídica não filantrópica somente será deferida em casos excepcionais, diante da comprovada impossibilidade do pagamento das despesas processuais.”

[adrotate group=”1″]

No caso, o condomínio agravante acostou balancetes, dando conta de elevado número de inadimplentes, sendo deficitária a situação em que se encontra neste momento, com saldo negativo, como alegado. Tem-se, portanto, que a impossibilidade financeira do agravante é conjectural, em razão do elevado número de condôminos inadimplentes e do passivo acumulado.

A situação, contudo, será outra se vencedora nas demandas propostas, de forma que, a fim de viabilizar o acesso à Justiça, há de lhe ser deferido o benefício do recolhimento das despesas processuais ao final do processo. Pelo exposto, dá-se parcial provimento ao recurso, para deferir o recolhimento das despesas processuais ao final do processo.

ESTADO DO RIO DE JANEIRO.PODER JUDICIÁRIO. TRIBUNAL DE JUSTIÇA. 7ª CAMÂRA CÍVEL. AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 0042136-75.2021.8.19.0000. Agravante: CONDOMÍNIO DO EDIFÍCIO NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO. Agravada: SIRLENE ALVES DE SOUZA. Relator: Des. RICARDO COUTO DE CASTRO. AGRAVO DE INSTRUMENTO. GRATUIDADE DE JUSTIÇA. CONDOMÍNIO EDILÍCIO.

 

Fonte: Jusbrasil

 

LEIA TAMBÉM

FAÇA PARTE DOS NOSSOS GRUPOS 

👉 GRUPOS WHATSAPP👈

👉GRUPO TELEGRAM👈

👉INSCREVA-SE NO YOUTUBE👈

luiz

Recent Posts

Condomínio deve pagar R$ 6 mil por lixo em telhado do vizinho

A 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Pernambuco condenou, por unanimidade, um condomínio…

18 horas ago

Em alta, ‘condomínios verdes’ podem não ser sustentáveis de fato, alerta especialista

De acordo com os dados do censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)…

18 horas ago

Entregador quebra aparelho de reconhecimento facial de prédio após se irritar com morador

O síndico do condomínio explicou que homem teria esperado cerca de 10 minutos para realizar…

18 horas ago

Moradora ameaça síndico após usar veneno para matar gatos

Em Anápolis, um aumento significativo na população de gatos em um condomínio na Cidade Jardim,…

18 horas ago

A responsabilidade civil do condomínio edilício por coisas caídas de prédio

RESUMO: O presente artigo tem como objetivo analisar – do ponto de vista legal, doutrinário…

1 dia ago

Piscina suspensa entre prédios será nova atração na paisagem de Londres

Em Londres, um condomínio de luxo que está sendo construído no centro da cidade terá…

1 dia ago