O Whatsapp revolucionou a forma em que a comunicação é realizada mundo a fora. Mais do que um mensageiro, ele é praticamente uma extensão do corpo humano. Tudo o que você precisar quando o tema é se comunicar ou compartilhar sua vida, o Whatsapp pode ser um facilitador.
Usamos tanto, e de forma tão natural e automática que deixamos de prestar atenção na segurança dos nossos dados, e é ai que os criminosos atacam. A ocasião faz o ladrão, certo?
Precisamos conhecer a ideia dos criminosos e a sua conduta, descobrir como agem para tentar traçar uma estratégia de prevenção. Os dois golpes mais conhecidos utilizando a ferramenta, são:
- Leia mais: Os problemas da Covid mesmo pós a doença
- CLONAGEM DE NÚMEROS
Neste crime, o meliante conseguiu clonar o seu número de alguma forma. Seja utilizando um computador, app de espionagem, roubando o seu aparelho, ou simplesmente te pedindo o código de ativação e você passou. Simples assim.
Porque você passaria o seu código? Porque o golpista te enganou, disse que precisava do seu código por algum motivo. Seja para você ganhar um brinde em uma loja, seja para se inscrever em algum programa gratuito…
O criminoso mantém o seu número, e tem acesso a tudo: seus contatos, conversas, mídias e documentos.
Acredite: Ele vai conversar com os seus contatos, utilizando a sua linguagem, sua maneira de escrita, para ganhara confiança da pessoa do outro lado do Smartphone. Isso porque, ele tem seu histórico completo de mensagens.
E é muito provável que na lista dos seus contatos exista uma pessoa vulnerável que não conheça o golpe, e faça uma transferência para o meliante.
Exemplo de conversa nesse tipo de golpe:
[adrotate group=”1″]
- GOLPE DO NOVO NÚMERO
Já neste golpe, o criminoso cria um novo perfil no aplicativo, com fotos roubadas das redes sociais das vítimas. Inclusive é pelas redes sociais que ele consegue os seus contatos, descobrir alvos fáceis (como mães, afinal que mãe não ajudaria o filho?) e tentar aplicar o golpe.
O golpista começa a conversar com parentes e amigos, fingindo ser a vítima, indicando que trocou de número por algum motivo e pede para você deletar o número antigo.
Ao pegar a confiança das vítimas (o que não leva hora, por vezes nem minutos), ele começa a pedir transferências, pagamento de contas falsas, geralmente com cunho apelativo.
É POSSÍVEL SE PREVENIR CONTRA OS GOLPES NO WHATSAPP?
A pergunta para essa resposta não será objetiva. Como para quase tudo na vida, depende. Depende da situação que estiver acontecendo com você, no caso específico. Nunca estaremos 100% protegidos, mas algumas ações podem nos ajudar.
As ações podem ser simples, mas reforço: com tamanha facilidade em usar a ferramenta, acabamos deixando passar despercebido.
Aproveito então, para listar abaixo algumas ações preventivas, para tentar se esquivar dos criminosos. Lembrando que, as ações preventivas valem para os dois golpes citados acima.
- Ative a confirmação de duas etapas e tenha um e-mail para redefinir as senhas e códigos, caso você esqueça. Clique aqui para saber como ativar a confirmação de duas etapas.
- Jamais compartilhe códigos de autenticação da conta com outras pessoas, seja código de confirmação ou principalmente o PIN da confirmação de duas etapas.
- Tenha uma senha para seu aparelho ser desbloqueado apenas por você, e utilize o sistema biométrico do seu celular.
- Desconfie de mensagens diferentes do que você está acostumado a trocar com seus contatos.
- Desconfie quando a foto de perfil do contato estiver vinculada a um número que você não tem na sua agenda.
- Antes de “ajudar a pessoa do outro lado da linha”, como fazer uma transferência ou depósito, entre em contato com a pessoa, pelo número anterior, sem ser o que está vinculado à foto nova e solicite uma chamada de vídeo com a pessoa.
- Passo a passo para ativar a confirmação de duas etapas:
JÁ CAI NO GOLPE, E AGORA?
Primeiramente, se você caiu em algum golpe, provável que não seguia nenhuma das indicações de segurança acima. Portanto, peço que compartilhe esse conteúdo com sua rede de amigos, pois a prevenção é o melhor caminho.
Agora, temos uma lista de ações a tomar, para tentar remediar e diminuir os reflexos do golpe sofrido. Veja:
- Avisar todos os amigos, familiares, contatos por outras redes sociais, que sua conta foi clonada ou roubada. Se preciso, ligue para cada um, evitando prejuízos financeiros.
- Desconectar sua conta (inclusive dos equipamentos Web), e fazer login novamente, no mesmo aparelho ou em outro diferente. Ao fazer novo login, automaticamente a outra pessoa com seu perfil é desconectada.
- Se não conseguir o passo 2, enviar e-mail para support@whatsapp.com pedindo a desativação temporária da conta, explique o que aconteceu, e informe o seu número de Whatsapp. Faça o quanto antes, pois o retorno pode levar até 30 dias.
- Abrir um boletim de ocorrência informando o ocorrido. Mesmo que não tenha tido prejuízo financeiro, é importante para que as autoridades prestem mais atenção nesse tipo de crime e passem a investigar os criminosos. Não precisa ir até a delegacia, pois esse tipo de crime por ser reportado via Boletim de Ocorrências Online.
- Se houver prejuízo financeiro (como transferências, Pix, depósitos e outros), entrar em contato com o banco, para solicitar o reembolso. Será uma tarefa difícil, e dependerá de diversos fatores, e vai mudar de banco para banco, mas não custa tentar, não é mesmo? O não você já tem. E infelizmente o prejuízo também.
Preparamos um Artigo especial, falando somente sobre o ressarcimento em golpes e crimes cibernéticos. Isso pois, o procedimento vai mudar muito de banco para banco, não temos um padrão.
Adianto que, também vai depender o tamanho do seu prejuízo financeiro, do quanto consegue provar o golpe, e claro: a destinação do dinheiro roubado. Se estiver na conta dos criminosos ainda, as chances aumentam drasticamente.
Por isso, não perca tempo, se caiu em algum golpe, siga imediatamente os 5 passos indicados acima.
Com as instituições financeiras, a conversa pode ser árdua e é possível que você precise de apoio jurídico também, então fica a dica de procurar um bom advogado especialista no tema para te apoiar.
Fonte: Jusbrasil
LEIA TAMBÉM
-
Onde denunciar a má gestão ou descumprimento da Convenção e Código Civil pelo síndico?
-
Síndicos podem ser responsabilizados por atos criminosos de empresas terceirizadas
-
Criminosos se passam por síndicos pra enganar empresas de locação de máquinas
FAÇA PARTE DOS NOSSOS GRUPOS