RS: condomínio de luxo usa dutos clandestinos e causa ‘pavor’ em comunidade

RS: condomínio de luxo usa dutos clandestinos e causa 'pavor' em comunidade

A instalação de um duto clandestino que escoava água drenada de dentro de um condomínio de luxo na cidade gaúcha de Pelotas para uma comunidade pobre vizinha deixou moradores da região afetada “apavorados” e “revoltados”, segundo relatos enviados ao UOL.

Nós ficamos, assim, apavorados. A situação foi muito estressante para os moradores. (…) As consequências imediatas foram que o canal que separa a comunidade do referido condomínio praticamente transbordou, aumentando consideravelmente as chances dessas águas assolarem ainda mais a nossa comunidade.
Eliana Cardoso Barcelos, liderança comunitária do Passo dos Negros

Outro morador da cidade de Pelotas e integrante da organização Eco pelo Clima, que monitora e denuncia violações socioambientais no Rio Grande do Sul, afirmou que circulam áudios nas redes sociais de moradores locais se dizendo “revoltados”.

“Agora, sabe-se que o condomínio até reforçou a sua segurança armada e está um clima bastante tenso na região porque eu acho que a direção do condomínio não imaginava que esse caso teria tamanha repercussão”, relatou Jonathan Feijó.

O que aconteceu
Um sistema de drenagem clandestino construído pela administração do condomínio de alto padrão Lagos de São Gonçalo, em Pelotas (RS), passou a despejar, na quinta-feira (16), volumes de água escoados do empreendimento imobiliário em um território vizinho chamado Passo dos Negros, onde vive uma comunidade de maioria negra e de baixa renda.

A água era drenada por meio de uma bomba e de um duto instalados sem a autorização da Prefeitura de Pelotas, segundo divulgado pela gestão municipal.

O objetivo era escoar a água de lagos artificiais do condomínio, que estavam com falhas no sistema original de drenagem subterrânea, para fora da área residencial privada, segundo apurado pela reportagem.

“Foi comentado até que houve uma votação em que a maioria do conselho do condomínio votou a favor da instalação dessa nova bomba para substituir a subterrânea, apesar de um ou outro falar sobre o risco dela também. (…) E hoje, o que circula bastante aqui agora nos grupos e redes sociais é que as pessoas [do Passo dos Negros] estão revoltadas”, relatou Jonathan Feijó, da organização Eco pelo Clima.

 

Fonte: Notícias Uol