Todo mundo já percebeu que os condomínios desempenham um papel fundamental na sociedade atual, oferecendo soluções de moradias seguras, sustentáveis e convenientes. Mas um grupo foi além: previu a expressiva contribuição dos empreendimentos para a economia do país e o impacto do setor no mercado de trabalho.
O resultado foi a criação da ANACON – Associação Nacional da Advocacia Condominial, idealizada, entre outros, pelos advogados, professores e autores de livros jurídicos Fábio Hanada, Marcos Spimpolo e Miguel Zain, que ocupa a presidência da associação.
Condomínios em números
![A Importância dos profissionais especializados na área condominial](https://sindicolegal.comwp-content/uploads/2023/06/A-Importancia-dos-profissionais-especializados-na-area-condominial-1.jpg)
Os números confirmam o segmento promissor. Impressionantes R$ 60 bilhões são movimentados por ano, apenas por taxas condominiais. A informação é da Receita Federal, que possui o cadastro de 500 mil condomínios em todo país. Além disso, de acordo com a ABRASSP (Associação Brasileira de Síndicos e Síndicos Profissionais), a receita total gerada anualmente pelos condomínios brasileiros ultrapassa o montante dos R$ 165 bilhões.
Há impacto também no mercado de trabalho. Na construção civil, foram mais de 134 mil vagas de empregos formais em 2021. Segundo a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), 22 mil carteiras foram assinadas só em abril daquele ano. Isso sem computar os empregos indiretos gerados entorno desses empreendimentos.
ANACON
![A Importância dos profissionais especializados na área condominial](https://sindicolegal.comwp-content/uploads/2023/06/A-Importancia-dos-profissionais-especializados-na-area-condominial-2.jpg)
Mais uma evidência do crescimento exponencial deste segmento foi o 1º Congresso Nacional da Advocacia Condominial, realizado no final da semana passada. Profissionais de vinte e três estados, incluindo o Distrito Federal, lotaram o auditório da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) de Ribeirão Preto, consagrado a cidade como berço da advocacia condominial.
O evento celebrou o primeiro aniversário da Anacon com palestrantes ilustres. Além dos renomados advogados e professores da área, Rodrigo Karpat, Nestor Duarte e Márcio Spimpolo, contribuíram com disseminação de informações atualizadas sobre a legislação condominial, o ex-ministro do STJ Sidnei Beneti, os ex- desembargadores Maria Cristina Zucchi e José Roberto Neves Amorim, os juízes de Direito Márcia Cristina Mendes e Cássio Ortega de Andrade e a promotora de Justiça, Maria Gabriela Manssur.
Complexidade jurídica
![A Importância dos profissionais especializados na área condominial](https://sindicolegal.comwp-content/uploads/2023/06/A-Importancia-dos-profissionais-especializados-na-area-condominial-3.jpg)
Os palestrantes destacaram a complexidade da gestão condominial e a necessidade de profissionais com conhecimento especializado para atender o setor. E não é para menos. Os condomínios oferecem uma ampla variedade de serviços e comodidades, como segurança, áreas de lazer, manutenção e gerenciamento de recursos, que agregam valor aos imóveis e melhoram a qualidade de vida dos residentes.
- Leia mais: O momento do Direito Condominial
Nas questões internas, a elaboração e interpretação de convenções e regulamentos internos, a cobrança e recuperação de dívidas, a solução de conflitos entre moradores e a contratação de serviços terceirizados são apenas alguns exemplos das questões jurídicas enfrentadas pelos condomínios.
A criação da ANACON, ressalta a importância de se ter um suporte especializado para garantir o bom funcionamento e a proteção dos interesses dos condomínios, não só advogados, como síndicos, engenheiros, administradores, arquitetos e outros profissionais envolvidos na prestação de serviços condominiais.
Fonte: Diário do Rio Doce