Moradores do Setor Oeste, em Goiânia, foram surpreendidos na manhã deste sábado (29/4) com um macaco da cor preta. O animal atravessou a Rua 9, próximo à Alameda das Rosas, em Goiânia, onde fica o zoológico e entrou no jardim do primeiro prédio. Em seguida, passou pela área de lazer de outros condomínios da rua.
Os moradores inicialmente acionaram o Corpo de Bombeiros e a Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), que, segundo os moradores, não atendeu às ligações. O medo era que o animal fosse atropelado ou ferido nas cercas elétricas, mas afirmaram que o animal pareceu manso.
Procurada, a Amma afirmou que destinou equipe da Fauna para o prédio do setor Oeste onde havia relatos da presença de um macaco da espécie Guariba de vida livre após ser acionado pelo jornal A Redação. Ao chegar no local, a equipe da Amma identificou que o animal já havia saído do local por conta própria e provavelmente voltado para a Unidade de Conservação que é o Parque Lago das Rosas. O Corpo de Bombeiros também esteve no local.
“O macho é adulto e saudável, e provavelmente vive no Parque Lago das Rosa, local onde a presença da espécie é comum. A Amma orienta que nesses casos os moradores não devem alimentar o animal e deixá-lo livre para voltar ao seu habitat natural, que oferece alimento e é monitorado. Se trata de um animal que tem hábito de andar pelos muros e árvores onde os riscos de atropelamento são mínimos”, diz a nota.
A Amma disse ainda que não recebeu nenhum chamado oficial neste sábado (29/4), e alerta que resgates do tipo são realizados pela Agência em horário comercial de segunda a sexta-feira após registros no telefone 161 ou telefone (62) 3524-1422 da Gerência de Proteção e Manejo de Fauna. “Em Goiânia, os resgates de animais silvestres também são realizados todos os dias pelo Corpo de Bombeiro que podem ser acionados pelo telefone 193″, finaliza.
Fonte: A Redação