3 iniciativas de sustentabilidade em condomínios e seus benefícios

Esses profissionais estão sempre à procura de alternativas para conter os gastos e evitar que o aumento dos valores pagos por serviços básicos possa elevar o valor da taxa de condomínio e levar à inadimplência.

Quais são as características de um condomínio sustentável?

Um condomínio sustentável é aquele em que são implementadas soluções que diminuem os impactos no meio ambiente, reduzem os custos básicos do prédio e valorizam os imóveis.

Pensando nos desafios enfrentados pelos síndicos, a startup Reverde, apresenta algumas iniciativas que podem ajudar na gestão predial. Algumas das melhores iniciativas são geração de energia solar, captação e reutilização de água da chuva e reciclagem. Conheça abaixo:

1-  Aposte na geração de energia solar

Esqueça aquela ideia que para usar energia solar em seu condomínio você vai precisar fazer um rateio de custos com os moradores para comprar painéis fotovoltaicos, executar obras de instalação e manter a manutenção em dia.

Atualmente existem iniciativas que oferecem energia renovável, desconto em conta de luz e não exigem qualquer investimento. A startup Reverde, por exemplo, oferece este serviço para os condomínios no estado do Rio de Janeiro.

Funciona da seguinte maneira: quando um condômino adere a um dos planos da Reverde, ele se associa a uma cooperativa de energia solar, que produz energia limpa e a injeta na rede da Light, em contrapartida, esse morador recebe créditos de energia que podem levar a uma economia de até 15% na conta de luz. E o imóvel pode ser alugado ou próprio, desde que esteja no nome do morador.

 

2- Reutilize água

Além da economia na conta de luz, o síndico também precisa pensar na economia de água, que pode ocorrer tanto no racionamento do consumo, quanto na captação e reutilização deste recurso.

Uma excelente iniciativa que você pode trazer para os moradores é instalar um sistema para captação e reuso. Como essa água não é tratada, ela deve ser utilizada apenas para fazer a limpeza das áreas comuns e regar plantas.

 

3- Recicle lixo

Outra iniciativa importante é promover o descarte consciente de recursos. É o síndico que deve organizar a separação, armazenamento, descarte e reciclagem dos materiais recicláveis.

É preciso orientar os moradores sobre como fazer o descarte correto, informar os dias em que o lixo reciclável é coletado e oferecer materiais educativos sobre o assunto por grupos do condomínio no WhatsApp. O uso de latas coloridas usadas para separar lixo reciclável também é recomendado.

Como você percebeu existem diferentes maneiras de promover economia e sustentabilidade nos condomínios, mas para implementá-las é preciso promover conscientização e educação ambiental.

 

Fonte: Administradores.com

 

LEIA TAMBÉM

FAÇA PARTE DOS NOSSOS GRUPOS 

 GRUPOS WHATSAPP

GRUPO TELEGRAM

INSCREVA-SE NO YOUTUBE

 

 

luiz

Recent Posts

Juiz declara que moradores são donos de condomínio de R$ 39,4 milhões

A Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do Distrito Federal reconheceu que a…

11 horas ago

Escorpiões e ratos invadem condomínio e moradores andam com pedaços de pau

Uma infestação no Condomínio Residencial Tiradentes, no bairro Santa Teresa, em São Bernardo, está tomando…

15 horas ago

Briga de trânsito termina com homem baleado dentro de condomínio

Um homem de 44 anos foi baleado no braço, nessa quarta-feira (24), após uma discussão…

15 horas ago

Vídeo mostra momento em que vizinhos trocam tiros em condomínio de classe média em Salvador

O vídeo de uma câmera de segurança mostra o momento em que dois vizinhos trocaram tiros…

15 horas ago

Famosos voltam a estado de alerta em condomínio de luxo de Salvador

Os moradores do condomínio Alphaville 2, localizado nas proximidades da Avenida Paralela, em Salvador, voltaram…

16 horas ago

Síndico coloca “mão na massa”, arruma ruas e pinta praça ao lado do condomínio

Quando falamos dos condomínios deixados pela antiga Homex, na região do Bairro Centro-Oeste, em Campo…

16 horas ago