3 iniciativas de sustentabilidade em condomínios e seus benefícios

0
29
3 iniciativas de sustentabilidade em condomínios e seus benefícios

Esses profissionais estão sempre à procura de alternativas para conter os gastos e evitar que o aumento dos valores pagos por serviços básicos possa elevar o valor da taxa de condomínio e levar à inadimplência.

Quais são as características de um condomínio sustentável?

Um condomínio sustentável é aquele em que são implementadas soluções que diminuem os impactos no meio ambiente, reduzem os custos básicos do prédio e valorizam os imóveis.

Pensando nos desafios enfrentados pelos síndicos, a startup Reverde, apresenta algumas iniciativas que podem ajudar na gestão predial. Algumas das melhores iniciativas são geração de energia solar, captação e reutilização de água da chuva e reciclagem. Conheça abaixo:

1-  Aposte na geração de energia solar

Esqueça aquela ideia que para usar energia solar em seu condomínio você vai precisar fazer um rateio de custos com os moradores para comprar painéis fotovoltaicos, executar obras de instalação e manter a manutenção em dia.

Atualmente existem iniciativas que oferecem energia renovável, desconto em conta de luz e não exigem qualquer investimento. A startup Reverde, por exemplo, oferece este serviço para os condomínios no estado do Rio de Janeiro.

Funciona da seguinte maneira: quando um condômino adere a um dos planos da Reverde, ele se associa a uma cooperativa de energia solar, que produz energia limpa e a injeta na rede da Light, em contrapartida, esse morador recebe créditos de energia que podem levar a uma economia de até 15% na conta de luz. E o imóvel pode ser alugado ou próprio, desde que esteja no nome do morador.

 

2- Reutilize água

Além da economia na conta de luz, o síndico também precisa pensar na economia de água, que pode ocorrer tanto no racionamento do consumo, quanto na captação e reutilização deste recurso.

Uma excelente iniciativa que você pode trazer para os moradores é instalar um sistema para captação e reuso. Como essa água não é tratada, ela deve ser utilizada apenas para fazer a limpeza das áreas comuns e regar plantas.

 

3- Recicle lixo

Outra iniciativa importante é promover o descarte consciente de recursos. É o síndico que deve organizar a separação, armazenamento, descarte e reciclagem dos materiais recicláveis.

É preciso orientar os moradores sobre como fazer o descarte correto, informar os dias em que o lixo reciclável é coletado e oferecer materiais educativos sobre o assunto por grupos do condomínio no WhatsApp. O uso de latas coloridas usadas para separar lixo reciclável também é recomendado.

Como você percebeu existem diferentes maneiras de promover economia e sustentabilidade nos condomínios, mas para implementá-las é preciso promover conscientização e educação ambiental.

 

Fonte: Administradores.com

 

LEIA TAMBÉM

FAÇA PARTE DOS NOSSOS GRUPOS 

👉 GRUPOS WHATSAPP👈

👉GRUPO TELEGRAM👈

👉INSCREVA-SE NO YOUTUBE

 

 

Artigo anteriorResponsabilidade do Condomínio X Responsabilidade do Síndico – como diferenciar?
Próximo artigoPorteiro chama a polícia após receber ameaça de decapitação no Aero Rancho

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

1 + oito =