Categories: Noticias

Regularização de condomínio resulta em mais de R$ 800 mil para a habitação social em Itabira

A regularização fundiária do condomínio Retiro das Serras, em Itabira, assinada nesta tarde da última quarta-feira (13) no gabinete do prefeito Marco Antônio Lage (PSB), irá permitir a ampliação de investimentos municipais nas políticas públicas de habitação. Por meio de um termo de compromisso, oficializado no mesmo dia, o condomínio repassará à Prefeitura R$ 844.065,46, que serão destinados ao Fundo Municipal de Assistência Social – bloco Habitação Social. O procedimento ocorreu no âmbito do programa Minha Casa Legal, cuja finalidade é promover a regularização de propriedades no município, seja de interesse social (Reurb-S) ou específicos (Reurb-E).

Todas as modalidades do Minha Casa Legal têm potencial e fomentam a diversificação econômica do município. Já o recurso da regularização de interesse específico é usado para regularizar imóveis de famílias de baixa renda; reformar imóveis em situação de risco e obras emergenciais em localidades interditadas pela Defesa Civil; pagamento de aluguel social e ampliação das políticas públicas de habitação de interesse social.

O valor repassado ao município foi estabelecido pela Comissão Municipal de Avaliação de Imóveis e é referente a uma área de 41,2 mil m² que, até então, não havia sido repassada à Prefeitura em contrapartida pela aprovação do condomínio. De acordo com o representante do Retiro das Serras, Paulo Márcio Guerra Bretas, os condôminos buscam há 25 anos a regularização do loteamento.

“Além dos 118 proprietários, essa regularização beneficiará a cidade e toda a cadeia econômica de alguma forma. Quero agradecer a todos os envolvidos neste processo”, destacou.

De fato, segundo o oficial do Registro de Imóveis de Itabira, José Celso Ribeiro Vilela, a regularização fundiária de interesse específico contribui ainda mais para a economia local.

“Parte do recurso da regularização de interesse específico vai ajudar a custear as regularizações de interesse social, das pessoas que não podem pagar. Isso acontece porque, hoje, a Prefeitura tem a visão de que imóvel é função, e eles não estavam na vida formal de Itabira. Então, se alguém tivesse apenas a posse desses imóveis, não ia conseguir, por exemplo, pegar um financiamento no banco”, explicou o oficial.

  • Leia mais:

“O condomínio Retiro das Serras é um dos vários condomínios que há mais de duas décadas buscam se regularizar. Isso traz benefícios para os condôminos e para a cidade, que fica mais organizada. O Minha Casa Legal dá mais um passo importante para alcançarmos o nosso objetivo. Estamos regularizando perto de oito mil imóveis de todas as categorias. E este, no caso, a Prefeitura está recebendo as contrapartidas que serão direcionadas, exatamente, para ajudar na regularização fundiária das famílias de baixa renda e em todos os serviços prestados pelo Fundo de Assistência Social. Portanto, é um sistema que começa a funcionar em Itabira graças ao esforço dos servidores da Prefeitura e a um planejamento eficiente”, concluiu o prefeito Marco Antônio Lage.

Fonte: De Fato Online

Luiz Davi

Recent Posts

Síndico profissional: especialidade em alta no sul de SC

Você tem ideia de que Santa Catarina tem uma das maiores proporções de pessoas que…

3 horas ago

Justiça condena condomínio a indenizar família de jovem que morreu atingido por porta de elevador no litoral de SP

O Condomínio Edifício Boulevard Center de Guarujá, no litoral de São Paulo, foi condenado a indenizar em…

3 horas ago

Pai de menina agride adolescente após briga em quadra de prédio

Uma briga em um condomínio foi registrada no bairro Fazendinha, em Curitiba. A confusão foi gravada por…

3 horas ago

Homem é preso após furtar ferramentas de condomínio em construção em Santa Bárbara

Um homem de 41 anos foi preso após ser flagrado pela Polícia Militar com duas…

3 horas ago

Armas de homens que trocaram tiros em condomínio de classe média de Salvador serão periciadas

As armas dos dois homens que trocaram tiros dentro de um condomínio de classe média, em Salvador,…

16 horas ago

Boi foge de frigorífico e invade condomínio em Mato Grosso

Boi foge de frigorífico e invade condomínio em Mato Grosso. O caso foi registrado na…

16 horas ago