Noticias

PBH orienta síndicos dos residenciais do Vila Viva sobre emissão de CNPJ

A Prefeitura de Belo Horizonte está finalizando mais uma importante etapa do trabalho de Pós-Morar destinado ao acompanhamento social das famílias reassentadas pelo Programa Vila Viva na Área Residencial do Aglomerado Santa Lúcia, na região Centro-Sul da capital. As ações são referentes à consultoria jurídica destinada aos síndicos de 14 conjuntos habitacionais que já passaram pelo processo de regularização fundiária, reforçando a importância do CNPJ para legalizar a situação de cada conjunto perante os órgãos públicos.

De acordo com Alessandra Duarte, coordenadora social do Vila Viva Santa Lúcia, o trabalho vem sendo desenvolvido com os administradores dos conjuntos há cerca de dois anos. “Fizemos várias reuniões para orientar sobre a instituição legal do condomínio, repassamos conceitos e noções jurídicas como convenção, regimento interno e estrutura organizacional, além de tratarmos de temas como manutenção, pagamento de taxas, documentos e instrumentos legais. Agora na reta final, estamos enfatizando a necessidade da emissão do CNPJ para aqueles que ainda não fizeram”, explicou.

Dos 14 conjuntos da Área Residencial Santa Lúcia, apenas 5 ainda não emitiram o CNPJ, sendo que 2 deles estão em processo de emissão. Esse cadastro nacional legaliza e comprova a existência do conjunto enquanto pessoa jurídica, colocando-o em situação regular e facilitando o dia a dia de sua administração. Com ele, será possível promover a contratação de empregados e outras atividades, como a abertura de conta bancária e emissão de boletos de cobrança. Após a inscrição no CNPJ junto à Receita Federal, o síndico possui a responsabilidade de manter o cadastro ativo e regular.

A síndica do Conjunto Íris, Paola Guirra, participou recentemente de atividade realizada pela Urbel e elogiou o trabalho de Pós-Morar realizado com os moradores dos residenciais. “Fomos tirar as dúvidas e receber orientações sobre a emissão do CNPJ e a reunião foi bem produtiva. Agora está tudo encaminhado. Quero agradecer a Urbel, pois desde que mudei para o meu apartamento, recebi todo o apoio necessário. Sempre tivemos ajuda e um suporte muito bom aqui”, disse.

 

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte

Luiz Davi

Recent Posts

Juiz declara que moradores são donos de condomínio de R$ 39,4 milhões

A Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do Distrito Federal reconheceu que a…

14 horas ago

Escorpiões e ratos invadem condomínio e moradores andam com pedaços de pau

Uma infestação no Condomínio Residencial Tiradentes, no bairro Santa Teresa, em São Bernardo, está tomando…

18 horas ago

Briga de trânsito termina com homem baleado dentro de condomínio

Um homem de 44 anos foi baleado no braço, nessa quarta-feira (24), após uma discussão…

19 horas ago

Vídeo mostra momento em que vizinhos trocam tiros em condomínio de classe média em Salvador

O vídeo de uma câmera de segurança mostra o momento em que dois vizinhos trocaram tiros…

19 horas ago

Famosos voltam a estado de alerta em condomínio de luxo de Salvador

Os moradores do condomínio Alphaville 2, localizado nas proximidades da Avenida Paralela, em Salvador, voltaram…

19 horas ago

Síndico coloca “mão na massa”, arruma ruas e pinta praça ao lado do condomínio

Quando falamos dos condomínios deixados pela antiga Homex, na região do Bairro Centro-Oeste, em Campo…

19 horas ago