Gestão

Condomínios de Fortaleza levantam bandeira da sustentabilidade e aderem à coleta seletiva

A coleta seletiva é o recolhimento dos materiais que são possíveis de serem reciclados, previamente separados na fonte geradora. A iniciativa contribui com a conservação do meio ambiente e o consumo sustentável, colaborando com redução dos impactos ambientais causados pelo exagero do consumo e o descarte incorreto de resíduos.

A separação do lixo evita a contaminação dos materiais reaproveitáveis, aumentando o valor agregado destes e diminuindo os custos de reciclagem, além de proporcionar empregos e fontes de renda. Porém, nem todo a população ainda possui essa consciência e o trabalho em conjunto tem ajudado moradores de condomínios de Fortaleza a se atentarem para a necessidade de separar os resíduos.

Carolina Mapurunga, de 44 anos, é publicitária e síndica há três anos do Edifício Port Cannes, no bairro Meireles. O prédio possui 10 andares e um apartamento por andar. Atualmente, o condomínio faz parte do projeto Recicla Mais, dentro do Programa Fortaleza Limpa, da Prefeitura de Fortaleza.

O Recicla Mais, lançado em maio deste ano, é um serviço gratuito de coleta seletiva para condomínios residenciais. São seis caminhões em rota por 24 bairros da cidade, com coletas porta a porta, nos dias agendados.

Carolina conta que no início não houve muita adesão, apesar de se tratar de um condomínio com poucos moradores. Mas depois de um trabalho de intensa divulgação, conscientização e persistência chegaram a um bom resultado. “Apesar de ser um trabalho que muitas pessoas não valorizam, a zeladoria vestiu a camisa. Embora eu perceba que antes havia uma certa resistência, agora há um grupo de funcionários do lar e moradores realmente comprometidos com o projeto e conscientes de que esse trabalho é fundamental para a comunidade como um todo. O projeto é excelente e eu tenho a sustentabilidade como algo muito importante que faz parte tanto da minha vida pessoal, quanto profissional”, frisa Carolina.

Além de incentivar a cultura da sustentabilidade, o Recicla Mais oferece a possibilidade de bonificação em dinheiro, de acordo com o volume dos resíduos coletados. Caso o condomínio prefira, também pode doar o material para associações de catadores, gerando renda para essa comunidade.

Detalhes do projeto

Com o Recicla Mais, a Prefeitura está impulsionando a economia circular e incentivando a cultura de sustentabilidade e consciência ambiental nos fortalezenses, além de promover a redução de custos com o aterramento e prolongar a vida útil do aterro sanitário da cidade. Atualmente, 24 bairros da capital são atendidos e 150 condomínios cadastrados.

Nirlania Diógenes é gerente de projetos do Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor/Citinova) e explica que os condomínios que quiserem aderir a essa coleta, basta que o síndico responsável entre no site reciclamais.fortaleza.ce.gov.br e cadastre o seu endereço. “No momento do cadastro, o condomínio pode optar por receber a bonificação pelos recicláveis destinados ou doá-los para as associações de catadores. Aquele condomínio que quiser receber a bonificação, basta separar os recicláveis em quatro tipos, papel, plástico, metal e vidro. E aqueles que optarem por doar para as associações de catadores, basta colocar todos os recicláveis juntos na mesma sacola”.

Após o condomínio fazer o cadastro, é feito uma validação pela equipe de gestão do projeto e é marcada uma visita dos agentes ambientais, para passar orientações de quais são os materiais que são recicláveis, como separar, quais são os tipos, como reduzir o volume e quaisquer outras dúvidas que os condôminos ou profissionais da limpeza, secretárias do lar, tenham com relação à coleta seletiva.

Atualmente já foram coletadas mais de 8,5 toneladas de recicláveis, parte desses materiais foi revertido em bonificação e a outra parte doado para as associações catadores, gerando inclusão social e renda para inúmeras famílias.

O projeto multiplataforma “Fortaleza, Cidade Limpa” é uma realização do Instituto Dr. Albino Nogueira e promoção do Grupo Otimista.

 

Fonte: O otimista

Luiz Davi

Recent Posts

O desafio dos síndicos na sociedade líquida

Na sociedade contemporânea, descrita por Zygmunt Bauman como “líquida”, onde tudo parece estar em constante…

11 horas ago

PCDF resgata seis gatos em estado de abandono e maus-tratos dentro de apartamento em Taguatinga

A Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA) realizou na tarde dessa terça-feira…

11 horas ago

Sócias de imobiliária são indiciadas por se apropriar de R$ 7,5 milhões e lesar 250 condomínios no RS

Polícia Civil indiciou as três investigadas, sócias da Imobiliária Meninos Deus, em Porto Alegre, por…

11 horas ago

Morador de apartamento é preso por incomodar vizinhos e agredir porteiro de prédio em bairro nobre de Rio Verde

Um homem foi preso pela Polícia Militar (PM) por perturbação do sossego de moradores e…

11 horas ago

Polícia prende casal e apreende carros de luxo em condomínio durante operação em Jundiaí

A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Jundiaí (SP) apreendeu três carros de luxo e duas…

11 horas ago

Moradores de condomínio popular enfrentam polícia após incursão violenta

Na noite do dia 3 de setembro, policiais invadiram o condomínio popular Princesa Isabel, que…

11 horas ago