Condomínio impede escola de receber serviços da Cosanpa e Defensoria entra com ação

[adrotate group=”1″]

A Defensoria Pública do Estado do Pará, por meio do Núcleo de Atendimento Especializado da Criança e do Adolescente (Naeca), entrou com ação civil pública contra um condomínio, localizado no bairro do Castanheira, em Belém, que não autorizou uma escola a receber serviços de tratamento de água.

Na ação, a Defensoria solicita que a justiça determine, de maneira imediata, a autorização do reparo e que o condomínio seja obrigado a permitir o serviço. Em caso de descumprimento, o conjunto habitacional deverá ser multado em R$ 1 mil por dia.

Localizada dentro do conjunto habitacional, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Pedro Carneiro foi impedida pelo síndico de receber os serviços da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) de tratamento de poço artesiano. A obra da Cosanpa se faz necessária pois a água do poço da escola é imprópria para consumo humano.

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) foi notificada, porém impedida pelo condomínio de executar a reforma. Segundo a direção da escola, o síndico não autoriza a realização de reparos hidráulicos, dessa forma, prejudica o desenvolvimento do trabalho pedagógico de maneira presencial e mantém os estudantes em ensino remoto.

[adrotate group=”1″]

Em nota, a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) informou que a escola não possui sistema de abastecimento próprio em funcionamento e não era atendida pela Companhia. A Cosanpa foi acionada pela Seduc para implantação de rede de abastecimento para atender à unidade.

Ainda segundo a nota, após o impedimento da realização dos serviços pela administração do Conjunto onde a escola está situada, a Defensoria Pública entrou no caso para intermediar a situação. Uma equipe da Companhia irá novamente ao local na próxima semana para realizar o levantamento de serviços necessários para iniciar o trabalho o mais rápido possível.

Violação dos direitos dos alunos

O Núcleo de Atendimento Especializado da Criança e do Adolescente (Naeca) diz que a postura do síndico viola os direitos dos alunos que estão matriculados na escola. “A atitude prejudica o aprendizado das crianças, pois muitas delas são de baixa renda e possuem restrição de internet. Além do que, a falta de aula presencial eleva a desistência dos alunos e agrava a fome, já que muitas crianças dependem da merenda escolar para ter uma alimentação equilibrada e saudável”, destaca Carlos Eduardo da Silva, defensor público que está à frente da ação.

“Essa situação se estende desde 2020, quando foi feita a reforma pela Seduc e propuseram a construção de uma cisterna. Essa é uma escola que tem história, toda a minha família estudou lá, o pai da minha filha foi aluno de lá. Então é um colégio de referência pro bairro, e até uma referência na cidade como um todo. Pra gente é muito triste passar por uma situação dessa. Se o problema não for resolvido, vou ter que tirar minha filha da escola, prezando o bem-estar e o aprendizado dela”, relata Raquel Moraes, mãe de uma aluna do terceiro ano.

 

Fonte: O liberal

LEIA TAMBÉM

 

👉INSCREVA-SE NA TV SÍNDICOLEGAL CLICANDO AQUI!👈


FAÇA PARTE DE NOSSOS GRUPOS NO WHATSAPP E RECEBA DIARIAMENTE NOSSAS NOTÍCIAS!

👉 CLICANDO AQUI! 👈

luiz

Recent Posts

Síndico profissional: especialidade em alta no sul de SC

Você tem ideia de que Santa Catarina tem uma das maiores proporções de pessoas que…

16 horas ago

Justiça condena condomínio a indenizar família de jovem que morreu atingido por porta de elevador no litoral de SP

O Condomínio Edifício Boulevard Center de Guarujá, no litoral de São Paulo, foi condenado a indenizar em…

16 horas ago

Pai de menina agride adolescente após briga em quadra de prédio

Uma briga em um condomínio foi registrada no bairro Fazendinha, em Curitiba. A confusão foi gravada por…

16 horas ago

Homem é preso após furtar ferramentas de condomínio em construção em Santa Bárbara

Um homem de 41 anos foi preso após ser flagrado pela Polícia Militar com duas…

16 horas ago

Armas de homens que trocaram tiros em condomínio de classe média de Salvador serão periciadas

As armas dos dois homens que trocaram tiros dentro de um condomínio de classe média, em Salvador,…

1 dia ago

Boi foge de frigorífico e invade condomínio em Mato Grosso

Boi foge de frigorífico e invade condomínio em Mato Grosso. O caso foi registrado na…

1 dia ago