Zelador: a profissão que cuida dos condomínios

1
996
Foto: Freepik

Saiba quais as características e funções do zelador

O cargo de zelador, como o nome mesmo já diz, é uma pessoa encarregada por zelar e cuidar do condomínio. Muita coisa mudou de uns tempos pra cá, e a função do zelador passou a ser além de fazer a manutenção e pequenos reparos no condomínio.

Os condomínios estão ficando cada vez maiores, como também aumentou a responsabilidade da administração, e para qualquer função gestora, é preciso mais qualificação.

Isso passou a acontecer porque hoje em dia as pessoas estão utilizando mais as áreas comuns, e os condomínios estão oferecendo cada vez mais opções de lazer em seus espaços, e faz com que muito mais pessoas circulem nessas áreas. O entretenimento agora também faz parte da área externa.

Nos condomínios que possuem piscinas, academias, salão de festas e mais, o cuidado é mais complicado, e a exigência do trabalho e responsabilidade aumenta em todos os âmbitos, desde a portaria até a faxina, e principalmente com os zeladores. É necessário mais que qualificação, é indispensável também que o zelador saiba lidar e gerenciar pessoas.

A tecnologia também influencia na vida do zelador, pois quanto mais moderno for o sistema de segurança do condomínio, mais o zelador precisa ter domínio do equipamento e saber utilizar, como também ensinar os funcionários.

Entre todas as diversas atribuições, o zelador precisar trabalhar em comum acordo com o síndico, para melhorar a convivência dos condôminos.

O portal Síndico Legal buscou algumas informações sobre a profissão do zelador e listamos abaixo um pouco mais sobre as pessoas que exercem esse trabalho.

Zelador: como é a jornada de trabalho?

O zelador tem contato não só com os moradores, mas todas as pessoas que circulam no condomínio. Devido isso, não é bom ele ficar muito tempo ocupado apenas com um morador. Ele precisa estar disponível, para que possa cumprir com as outras atividades que precisam ter seu cronograma de trabalho concluído.

Geralmente a jornada de trabalho de um zelador é de 44 horas semanais, sendo de segunda a sexta-feira, ou de segunda a sábado. Ele tem todo o direito a hora extra, que será garantido a partir do momento em que suas horas de trabalho forem ultrapassadas.

 

Como funcionam suas atividades?

Todo o zelador de condomínio precisa determinar os serviços de manutenção, e é responsável pela recepção, controle e compartilhamento de produtos de limpeza para os funcionários. Fora isso, deve sempre conferir o recolhimento de lixo e aconselhar os visitantes ou moradores sobre as regras importantes do condomínio.

Para garantir a capacidade do seu trabalho, e mostrar estrar preparado para cumprir as funções, é recomendado que o zelador possua algumas instruções, como por exemplo:

  •  Saber conduzir os moradores e visitantes a respeito da prevenção e do combate a incêndios
  •  Possuir conhecimento e entender a respeito de manutenção hidráulica e elétrica
  •  Entender, mesmo que seja o mínimo, sobre os cuidados da piscina, casa o condomínio possua
  •  Cuidar das áreas comuns, e também dos elevadores
  •  Encarregar-se dos processos simples de segurança
  •  Conferir se a limpeza está apropriada
  •  Estar atualizado quanto às regras do condomínio
  •  Manter-se informado e controlar o que acontece nos dias de mudança
É importante ressaltar e não confundir as funções do zelador com o porteiro do condomínio, cada um possui a sua função específica. Mesmo que o zelador atue diretamente com outros colaboradores ou serviços terceirizados, cada um possui seus atributos para resolver no seu cotidiano.

Quais as qualidades específicas para ser um bom zelador?

Um bom zelador precisa ser prestativo, dedicado, e especialmente, possuir ética. É recomendado que o zelador atue com discrição, cumprindo as normas, se mostrar voluntário, gentil e disponível para atender a todos os funcionários, moradores e visitantes.

Como o zelador é um profissional que será como uma referência, é necessário que ele esteja preparado, que tenha sempre uma solução em mãos, e que consiga resolver os problemas junto com os moradores, seja através de algum contato de emergência para orientá-lo em pequenos reparos, ou até mesmo em solicitar algum serviço terceirizado.

Logo, ele sempre tomará as decisões baseadas nas recomendações do síndico, e o que for combinado nas Assembleias, seguindo e respeitando as leis condominiais.

O zelador pode ser terceirizado, e possui uma grande atribuição se estiver bem qualificado para cumpri com suas funções. É por isso que é muito importante na hora de fazer a seleção ter um cuidado ao escolher, para que o condomínio tenha sucesso na sua administração.

Agora que o portal Síndico Legal te ensinou algumas das principais atribuições da profissão do zelador, e como ele ajuda dentro dos condomínios, fique de olho nas nossas matérias, pois o nosso objetivo é oferecer as melhores informações aos nossos leitores!

Toheá Ranzeti – Redação Síndico Legal
Leia mais notícias aqui.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here