Gestão

Vizinho ocupa vaga de garagem sem permissão: o que fazer?

Uma das entrevistas do EStúdio 360 desta terça-feira (24) trouxe respostas para um pedido de socorro de uma telespectadora. Maria, moradora de um condomínio na Grande Vitória, não tem carro, mas tem duas vagas de garagem que só são utilizadas quando o filho vai visitá-la. Dessa vez, quando o filho chegou, as duas vagas estavam sendo utilizadas por outros moradores, sem autorização. Com isso, começou uma confusão no prédio em que ninguém sabia quem eram os responsáveis pelo veículo. Ela chegou a registrar um boletim de ocorrência online. A advogada Suellen Mendes explica como resolver situações como essa.

A fiscalização e aplicação de multas são responsabilidades do síndico, conforme as normas da convenção e regimento interno do condomínio. A ausência de identificação dos responsáveis pelos veículos dificulta a resolução. As regras do condomínio devem prever penalidades para infrações, como o uso indevido da garagem.

Poucas pessoas sabem, mas a guarda de trânsito pode ser acionada para aplicar multas dentro de condomínios. Uma alteração no Código de Trânsito Brasileiro permite que infrações como estacionar em local proibido sejam penalizadas, mesmo em áreas privadas. Assim, a pessoa pode receber multas tanto do condomínio quanto da autoridade de trânsito.

Responsabilidade do condomínio e administradora

Se houve permissão indevida para a entrada dos veículos, o condomínio ou a administradora podem ser responsabilizados. Casos de mero aborrecimento, como uma ocupação de vaga por pouco tempo, não justificam uma ação legal. No entanto, se a ocupação causa problemas graves, como impedir um morador de sair para trabalhar, pode haver responsabilidade compartilhada entre condomínio e administradora.

Todos os moradores, sejam proprietários, inquilinos ou comodatários, devem zelar pela segurança e identificar visitantes. Condições como a falta de vagas para visitantes complicam ainda mais a situação. A correta identificação é essencial para evitar problemas maiores.

Registro de Boletim de Ocorrência

Maria registrou um boletim de ocorrência, o que é correto, mas a polícia só atua se houver uma infração de trânsito ou outro crime envolvido. Em casos de infração administrativa, o síndico ou a administradora devem resolver o problema.

Outras situações

Questões semelhantes ocorrem em estacionamentos de supermercados e aeroportos, onde veículos estacionados em vagas prioritárias sem autorização também podem ser multados. Quanto ao fumo em condomínios, é comum a proibição nas áreas comuns, mas não dentro das unidades. Contudo, o morador deve evitar que o incômodo atinja outros, como jogar bitucas pela janela.

 

Fonte: ES 360

Luiz Davi

Recent Posts

O desafio dos síndicos na sociedade líquida

Na sociedade contemporânea, descrita por Zygmunt Bauman como “líquida”, onde tudo parece estar em constante…

1 dia ago

PCDF resgata seis gatos em estado de abandono e maus-tratos dentro de apartamento em Taguatinga

A Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA) realizou na tarde dessa terça-feira…

1 dia ago

Sócias de imobiliária são indiciadas por se apropriar de R$ 7,5 milhões e lesar 250 condomínios no RS

Polícia Civil indiciou as três investigadas, sócias da Imobiliária Meninos Deus, em Porto Alegre, por…

1 dia ago

Morador de apartamento é preso por incomodar vizinhos e agredir porteiro de prédio em bairro nobre de Rio Verde

Um homem foi preso pela Polícia Militar (PM) por perturbação do sossego de moradores e…

1 dia ago

Polícia prende casal e apreende carros de luxo em condomínio durante operação em Jundiaí

A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Jundiaí (SP) apreendeu três carros de luxo e duas…

1 dia ago

Moradores de condomínio popular enfrentam polícia após incursão violenta

Na noite do dia 3 de setembro, policiais invadiram o condomínio popular Princesa Isabel, que…

1 dia ago