Visitantes nos condomínios em meio a pandemia

0
138
Visitantes nos condomínios em meio a pandemia
Visitantes nos condomínios em meio a pandemia

Esse ano de 2020, os condomínios têm aderido muitas regras por conta da situação da pandemia do novo corona vírus. Atualmente, essas medidas já estão sendo flexibilizadas em grande parte dos condomínios brasileiros, de forma gradual. Mas como ainda existe o risco de contaminação, e a vacina ainda não foi descoberta, a questão dos visitantes nos condomínios é vista com uma série de recomendações para preservar a saúde de todos.

Percebe-se de acordo com relatos dos moradores e síndicos dos condomínios do país, que o número de visitantes caiu quase que pela metade. E mesmo com o retorno das atividades, o fluxo ainda permanece baixo.

As principais regras para entrar num condomínio é: usar máscara, e fica disponível dispenser de álcool em gel em pontos estratégicos. As medidas de segurança devem ser avisadas à todos os moradores, através dos meios de comunicação, seja por aplicativos, e-mails, informativos e até mesmo cartazes espalhados pelo condomínios.

 

 

É fato que cada condomínio pode decidir quais medidas devem adotar, mas vale lembrar que é recomendado seguir o protocolo sanitário que os órgãos de saúde indicam, e isso deve ser discutido junto em Assembleia.

É interessante também que a iniciativa parta do proprietário de comunicar o seu visitante sobre as regras a serem cumpridas. E principalmente, é importante ressaltar que deve-se evitar aglomerações, portanto, as festas devem ser evitadas.

A situação atualmente já melhorou em muitos estados brasileiros, inclusive, hoje já não possuem tantas reclamações a respeito do isolamento social obrigatório, ou até mesmo dos conflitos entre os condôminos. O que demonstra que em muitos condomínios, os moradores aprenderam a lidar com os conflitos, e aprenderam a resolverem sem precisar tomar medidas mais drásticas.

Com liberação do uso das áreas comuns em grande parte dos condomínios, também volta a aumentar o número de visitantes nesses condomínios, e é preciso que a administração do empreendimento esteja preparada para organizar essa reabertura e também se organizar para receber esses visitantes.

Lembrando que, se o visitante infringir alguma regra do condomínio, a multa irá imediatamente para a unidade que liberou sua entrada, exceto em casos de ações criminais.

 

 

Flexibilização

  • Cada condomínio tem as suas regras
  • Em alguns condomínios as áreas comuns que geralmente reúnem muitas pessoas, como churrasqueira, salão de festas, espaço gourmet se encontram restritas
  • O condomínio precisa aprovar as medidas sanitárias, e isso deve ser feito através de uma Assembleia Virtual ou Mista

Visitantes

  • É direito do condômino receber visitante em sua unidade privada
  • O visitante é obrigado a cumprir as regras do condomínio
  • Deve utilizar a máscara e obedecer o distanciamento social nas dependências do condomínio
  • É ideal que o próprio morador comunique o visitante sobre as regras e os cuidados dentro do condomínio

Entrada

  • Se o visitante não cumprir as regras, ele poderá ser barrado já na entrada do condomínio
  • Em caso de algum conflito, a portaria deve solicitar a presença do síndico para solucionar a questão

 

 

Ajuda do síndico

  • Espalhar avisos na entrada com as regras do condomínio
  • Sinalizar o chão sempre que possível indicando a distância de 2 metros
  • Disponibilizar álcool em gel em lugares estratégicos, onde tem circulação de pessoas

Áreas comuns

  • Na maioria dos Regimentos Internos dos condomínios consta que as áreas comuns são de uso restrito dos moradores. Exceto em alguns casos, quando é permitido uma certa quantidade de visitantes
  • Devido a pandemia, atualmente, a utilização das áreas comuns está sendo feita através de agendamento.

Essas dicas são para ajudar os síndicos e moradores a lidarem com os visitantes nos condomínios mesmo em tempos de pandemia e isolamento social.

Redação Síndico Legal: Tohea Ranzeti

 

LEIA TAMBÉM

 

INSCREVA-SE NA TV SÍNDICO LEGAL CLICANDO AQUI!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here